Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Nível de inadimplência do consumidor deve melhorar no próximo semestre

Nível de inadimplência do consumidor deve melhorar no próximo semestre

Fonte: InfoMoney

SÃO PAULO – Em maio de 2012, a perspectiva de inadimplência do consumidor, medida mensalmente pela Serasa Experian, mostrou queda, conforme dados divulgados nesta sexta-feira (13).

O Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência do Consumidor registrou, na passagem de abril para maio deste ano, um recuo de 1,5%, atingindo o patamar de 95,9 pontos.

Para os economistas da Serasa, o elevado nível de endividamento do consumidor – tendo em vista o crescimento excessivo do crédito durante o ano de 2010 e boa parte de 2011 –, e o enfraquecimento da atividade econômica doméstica estão fazendo com que a reversão da alta da inadimplência ocorra mais lentamente desta vez do que ocorreu nos outros episódios de elevação dos níveis de inadimplemento do consumidor (2001/2002, 2004/2005 e 2008/2009).

De acordo com eles, a aceleração da atividade econômica, a continuidade de redução das taxas de juros, a manutenção das taxas de desemprego em patamares historicamente baixos e o maior rigor das instituições financeiras na concessão de crédito contribuirão para a melhora gradativa do cenário da inadimplência do consumidor durante o segundo semestre de 2012.

Empresas

No caso das empresas, o indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência das Empresas cresceu 0,5% na passagem de abril para maio de 2012.

Foi a menor variação mensal deste indicador em 18 meses, sinalizando que a inadimplência das empresas deverá manter-se em patamar relativamente elevado, porém com pouca probabilidade de deterioração adicional durante o segundo semestre de 2012.

Os economistas da Serasa afirmam que “o lento processo de reativação do crescimento econômico, o nível ainda elevado da inadimplência dos consumidores e o agravamento da crise financeira internacional estão postergando a concretização de uma trajetória de queda mais consistente da inadimplência das empresas”.

Sobre o indicador

O indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência avalia, em um horizonte de seis meses, em que fase do ciclo estarão algumas variáveis econômicas, como concessões reais de crédito, inadimplência, crise e recuperação.

 

Exibições: 52

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço