Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

O governador Marcelo Déda anunciou a chegada ao estado da Altenburg,

Fonte:|agencia.se.gov.br|

A política industrial implementada pela administração estadual desde 2007 mais uma vez mostra resultados. Isso porque na tarde desta quinta-feira, 24, o governador Marcelo Déda anunciou a chegada ao estado da Altenburg, uma importante indústria especializada na produção de artigos de cama, mesa, banho e decoração. A empresa será instalada no Distrito Industrial de Nossa Senhora do Socorro e deverá investir quase R$ 30 milhões, responsáveis pela geração de 190 empregos diretos. A expectativa é que a fábrica comece a funcionar em 90 dias.

“É mais um passo que damos na nossa política de desenvolvimento industrial. Mais 190 vagas serão geradas com a chegada da Altenburg. Estamos trazendo uma marca de renome nacional que vai referenciar a importância do mercado sergipano no Nordeste e Brasil”, frisou o governador Marcelo Déda.

A Altenburg é destaque internacional na confecção de produtos de cama e banho e líder nacional na produção de travesseiros. A indústria atende a diversos estados brasileiros e exporta suas mercadorias para países como Bolívia, Venezuela, Panamá, Honduras, Nicarágua e Costa Rica. Atualmente, a companhia possui duas unidades instaladas em Blumenau, pólo têxtil de Santa Catarina.

Para o governador, além de fortalecer a cadeia produtiva têxtil no estado, a chegada do empreendimento revela a credibilidade da atual administração. “Trabalhamos a atração desta indústria, as condições de mercado e discutimos a política industrial ao longo dos últimos seis meses. É o momento em que mais uma marca de prestígio aporta em nosso estado. Isso significa confiança no Governo, credibilidade e valorização das condições oferecidas por Sergipe e pelos sergipanos”, destacou.

No estado, a Altenburg deverá se concentrar na produção e comercialização de mantas, edredons, colchas, travesseiros, protetores de travesseiros e de colchão, artigos para cama, banho e decoração, além de outros artigos têxteis. A empresa foi beneficiada pelo Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI), que busca incentivar e estimular o desenvolvimento socioeconômico do estado por meio da concessão de apoio a investimentos.

Apoio

A indústria funcionará provisoriamente um galpão até que a sua sede, localizada entre o conjunto João Alves Filho e o Complexo Taiçoca, seja construída. Segundo o diretor-presidente da empresa, Rui Altenburg, o apoio do Governo do Estado foi fundamental para a expansão do negócio.

“Sentimos a necessidade de abrir uma nova fábrica e tivemos um apoio espetacular do Governo de Sergipe. A nossa empresa tem crescido de forma sustentada e continuada ao longo de mais de 80 anos e tenho certeza que vamos contribuir ainda mais para o desenvolvimento do estado e do país. Vamos priorizar a contratação de mão-de-obra do próprio município e incentivaremos a presença de pessoas com o primeiro emprego”, salientou.

De acordo com o governador Marcelo Déda, um dos motivos que garantem o sucesso da política industrial sergipana é a maneira transparente como a administração estadual se relaciona com os empresários. “A capacidade que a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico tem demonstrado para produzir uma política transparente, com regras claras, dialogando com nossos empreendedores e ancorada em leis e normas que regem o processo de captação de empresas, tem sido fundamental para o êxito de novos negócios”, disse.

Ainda segundo Déda, a política de desenvolvimento sergipana é alicerçada na busca de melhoria das condições de vida para a população, com foco no emprego e renda, e no relacionamento democrático com o empresariado. “Queremos buscar uma sociedade com menos concentração de renda e ao mesmo tempo garantir aos empresários um cenário favorável para realizar os seus investimentos, construindo um programa de desenvolvimento que favoreça o conjunto dos sergipanos. Buscamos fortalecer as cadeias produtivas tradicionais em nosso estado e criar outras que possam dialogar com as vocações econômicas de Sergipe”, destacou.

O prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique, comemorou a chegada da Altenburg à cidade e destacou o esforço do Governo do Estado para beneficiar a população socorrense. “Temos um município com muitos problemas sociais e com uma grande carência de emprego. Recebemos a indústria de braços abertos e estamos estruturando o nosso Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT) para que possamos capacitar a mão-de-obra que deverá ser aproveitada pela empresa. O apoio da administração estadual para a geração de novos empregos na região é algo a se destacar”.

Pólo têxtil

A presença da Altenburg, além da geração de empregos, também movimentará o pólo têxtil local. A indústria já adquire tecidos de empresas sergipanas e deverá incrementar as compras com a instalação da nova fábrica. O novo investimento contribuirá ainda mais, segundo o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Jorge Santana, para o fortalecimento do setor têxtil sergipano.

“Além das vagas que pretende criar, a empresa vai potencializar o crescimento de seus fornecedores, o que significará novos empregos e mais renda para o estado. A busca de indústrias que possam interagir com aquelas que já existem em Sergipe é um dos diferenciais da nossa política industrial. Procuramos sempre enxergar oportunidades para que as empresas possam se incorporar às nossas cadeias produtivas, não se instalando isoladamente”.

Dentro da política de apoiar os investimentos industriais no estado, o Governo de Sergipe assinou em maio deste ano, um decreto que estabeleceu a redução temporária da cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para o setor têxtil. A medida prevê a redução de 30% na alíquota de cobrança, reduzindo de 5% para 3,5% o valor do imposto. Em troca, as empresas assumiram a responsabilidade de não demitir seus funcionários, mantendo o nível do emprego no estado.

O documento foi assinado graças a um acordo inédito celebrado entre o Governo do Estado e o Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem de Sergipe (Sinfitec). A medida, com vigor até maio de 2010, apoiava-se no entendimento de que após esse período a economia já apresentaria sinais de revitalização, ultrapassada a fase mais crítica da crise econômica.

Exibições: 114

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de jose claudio frança em 25 setembro 2009 às 9:23
Vamos vibrar com mais este empreendimento no nosso segmento no estado, já havia ouvido algo sobre o assunto , mais ontem em noticiarios local assisti a confirmação do Gov. Marcelo Deda.

Claudio França

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço