Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

O MEU MITZVAH ESTA FEITO – E O SEU?

 

O artigo da Patrícia Mariuzzo é apropriado, elucidativo, substanciado e parabéns verdadeiro e sem o meu característico humor mordaz.  Ele também é indicativo da razão que a UNICAMP esta incluída entre as 500 melhores Universidades do MUNDO. As respostas do Prof. Napoli, idem. Só gostaria de expandir o tema de um modo menos didático, pois (a) a minha idade me permite uma franqueza mais brutal e (b) a minha posição atual me permite dizer verdades indizíveis.

I-Sim;  devemos nos educar e nos sofisticar escolásticamente em geral e  na área têxtil especificamente, URGENTEMENTE. Isso e um paradigma indiscutível. Mais o tempo urge e esses resultados são lentos.

II- Daí devemos nos concentra imediatamente em roubar, emular, copiar e melhorar a tecnologia existente de imediato. Paremos de fazer “dedos” e chega de “bulshit” sobre esse tema. Já estou “careca” de levar meus amigos da Indústria Textil  aos Wall Marts, Targets, Macys e Dillards, para que comprem determinados tecidos e estampas a serem “estudadas”. O que digo abertamente é que nos devemos fazer um “furto” intenso, com bases cientificas organizado, como fazia os Chineses nos anos 1970 – 1990 intensamente e em TODAS AS AREAS; como fazem todos: Indianos, Paquistaneses, Americanos e Europeus.  Como e feito com as nossas pesquisas petrolíferas, em projetos da ENGESA, e ate na copia descarada de nossas criações “fashion”. Hoje o valor de Propriedade Intelectual Industrial tem tempo curto de prateleira.

Sendo cínico? Claro. Cínico e pragmático. Associado com a “copia”, devemos também estudar, como disse a Miss Patrícia e o Prof. Napoli, para podermos criar algo a ser também roubado - e poder sempre diferenciar e melhorar a nossa idéia “afanada”. Assim e o mundo e ate para “furtar” idéias temos que nos educar.

III- Investimento na indústria têxtil... Engane-me que eu gosto! Só nos (a) masoquistas e “cabeças duras” e (b) de pouca habilidade financeira persistimos nessa área.  Bem, em realidade temos também (c) os que amam o oficio de ser Tecelão e Fiador. Tenho um amigo que é Advogado Internacional, listado no “Who is Who” Internacional, que de seus escritórios na Alameda Santos, se baba ao ver via vídeo o desempenho de seus Open Ends rodando com grande eficiência, no interior de São Paulo.  Mas esses são à exceção da regra.  Quem sabe realmente manipular dinheiro não entraria no ramo têxtil, salvo por alavancagem política e “manipulação” financeira, e com isso não me refiro à esquentação ou resfriamento de NADA.

IV - Esse povo que sabe fazer dinheiro grosso é “Cobra Criada”. Seus economistas conhecem muito bem Curva ABC (Paretto) e sabem muito bem quais são os investimentos onde 20% deles geram os 80% dos lucros. Fato. Não adianta nos espernearmos. O setor Textil está diluído nos 80% dos negócios que pouco gera dinheiro. E mais, para fazer pouco dinheiro nos temos uma “putz” dor de cabeça lidando com grupos enormes de associados. O sabido trabalha com papeis, investimento, bancos, aplicações rentistas, no ar condicionado na Avenida Paulista e similares.

V- E o que fazemos? Não sei. O Capitalismo é um sistema mais eficiente para alavancar dinheiro, pois ele lida com os conceitos mais arraigados nos Circuitos Integrados do Homo Sapiens: Competição, usura, estar na frente e “ter mais”: Poder, grana, fama etc. Ai esta o segredo do sucesso do capitalismo. E por dizer a verdade certamente serei criticado. Criticado ate por “pés de cachorro” e alguns que vivem no “misere”. Por quê? Entre vários motivos pela ignorância, doutrinação - mas a maioria é por ter o sonho que estarão algum  entre os 20% do Grupo “C” da Curva ABC, do Paretto. Mais para voces tenho mas noticia: Financeiramente são 5% os que controlam o restante. Esta lá no comecinho da curva, numa ascendência quase que paralela ao eixo vertical. Também o capitalismo, é fato indiscutível, sobrepõe o valor do capital sobre o ser humano.

Talvez a nossa solução fosse o caminho em que o Brasil esta tomando de um Capitalismo Socializado, onde se há uma mescla das virtudes e deficiências dos sistemas Capitalistas e Socialistas. Mas nessa vertente só especulo como leigo, pois não sou Cientista Social.

VI - O que pode ser feito pelo governo? Ai eu tenho uma sugestão: Com o custo do dinheiro no Brasil. (juros altos) somos um paraíso para banqueiros, especuladores financeiros e manipuladores de papel. Um céu para as “Cobras Criadas”, sabidos, educados, capazes e que sabe fazer MUITO dinheiro legalmente. São os Banqueiros em primeiro lugar, investidores, especuladores de bolsas, esse grupo de RENTISTAS. Ai esta a grana agora. Também com estes juros astronômicos os investimentos são atraídos de todo o mundo para se investir no Brasil fortalecendo ARTIFICIALMENTE o real, derrubando o preço do Dólar, “esculhambando” com nossas exportações, com a nossa indústria e “esfunicando” a nossa economia. Com juros nesse patamar não quero ouvir nenhum cidadão a buzinar em minhas orelhas sobre distribuição indiscriminada de cestas básicas e famílias. Comparado ao dinheiro que gastamos em juros aos RENTISTAS, AOS BANCOS por conta de nossa divida interna o rombo financeiro é muitas e muitas vezes maior do o causado por ajudar a sustentar a miséria - e aos desocupados profissionais. DEVEMOS ABAIXAR A TAXA DE JUROS e a Mérida com os rentistas. Aquecendo a Indústria podemos ate diminuir os gastos de alimentação aos desocupados. Eles terão condições de terem trabalho, dignidade e de proverem as suas famílias.

VII- “Ah... Mas ai voce sai fora dos  fundamentos econômicos. Ouvindo a sua ‘baboseira’ entramos no inferno da inflação e ai a casa cai e as finanças vão mesmo as ‘cucuias’. Temos de puxar o ‘freio de mão’ dos juros altos para frear o ‘motor em alta RPM’ da economia”: Conversa fiada. Puxando esse freio de mão, nas condições atuais do Brasil, só aquecera as “pastilhas de freio” das contas dos rentistas e banqueiros. Esse tão declamado “fundamento econômico” não é o único mecanismo de conter o superaquecimento econômico-  e não e aplicável ao Brasil; e lhes explico por que: Porque o nosso PIB é mentiroso. Em realidade o nosso PIB é muito mais alto. Muita gente não paga imposto. A economia informal e imensa e ainda gira no “cash”, no dinheiro vivo. Também gira no contrabando, no dinheiro aquecido, esfriado e fruto da corrupção que entra pelo caixa dois. Não estou sendo agora moralista, Estou somente sendo PRAGMATICO, apontando que esse dinheiro existe, move a economia e não consta no PIB. Muita gente que aluga condomínios em Miami (“The Latrine-America”, a America Latrina dos EUA), que compra as suas mansões por aqui, pela Europa, em NY é com dinheiro sujo. As contas nossas em Banquinhos Brasileiros de Miami são basicamente de Caixa Dois dos brasileiros, ladrões, contraventores, do crime, droga e sonegadores, sem contar outros enfurnados em outras partes do mundo como as  Ihas Caiman, Dubai, Suíça etc., onde eu não conheço a “maracutaca”!

Daí meus queridos companheiros da Indústria Textil, voces sofredores de carteirinha assinadas, masoquistas como eu e amantes do sofrimento, como o meu amigo Advogado Internacional:  A solução realista e imediata nossa, na minha ótica, é de  (1) nos educar, (2) meter a mãos nas tecnologias alheias e aprendermos a melhorar o produto final. (3) Temos que clamar por meio desse blog e outros na net sobre a corrupção, se possível dando nome aos bois. (4) Participando de enquetes “on line”, do Governo, do Senado e  dos Jornais e botando a boca no trombone e (4) lutarmos pelos juros mais baixos e por menos CORRUPCAO e para termos um PIB mais verdadeiro onde possamos ter um parâmetro real para podermos aplicar melhor os fundamentos da economia,

Tenham um bom domingo. O meu “Mitzvah”, já esta feito. Ah, Mitzvah, em Hebreu, traduzido de forma liberal, é “um gesto bom que cai bem aos olhos de Deus.” Agora que façam voces os seus Mitzvahs.

 

Exibições: 111

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço