Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Passada a reunião do Fed, o que esperar do mercado nos últimos dias de 2013?

Passada a reunião do Fed, o que esperar do mercado nos últimos dias de 2013?

Por InfoMoney

Com expectativa de volume menor nos últimos 4 pregões do ano, investidores ficarão atentos ao resultado primário do governo brasileiro, fato que tem trazido bastante preocupação

Passada a reunião do Fed, o que esperar do mercado nos últimos dias de 2013?

SÃO PAULO - Como não poderia deixar de ser, o fim da reunião do Federal Reserve na quarta-feira (18) foi o principal evento da semana que passou, sendo marcada pelo anúncio de que a autoridade monetária dos EUA diminuirá em US$ 10 bilhões o seu programa de compras mensais de títulos a partir de janeiro. Com isso, a atenção nos últimos pregões de 2013 ficará com o resultado primário do governo referente a novembro, que tem trazido bastante preocupação para os investidores. No entanto, devido às festividades do Natal e do Réveillon, a expectativa é de que o volume de negócios seja bem abaixo da média, o que pode resultar em movimentos mais voláteis devido à falta de liquidez nas negociações.

Embora o mercado temesse o impacto do início da retirada de estímulos, a sinalização de que os juros se manterão próximos de 0% por mais tempo do que o imaginado e a confirmação de que o plano de saída do Quantitative Easing 3 será de fato gradual animaram os investidores, o que contribuiu para um movimento de alta nas bolsas mundiais. Apesar da queda de 0,87% nesta sexta-feira (20), o Ibovespa terminou a semana acumulando ganhos de 2,27%. Os índices norte-americanos Dow Jones e S&P 500 subiram 0,38% e 0,52%, respectivamente, e renovaram seus maiores patamares da história. No mesmo sentido, o dólar comercial fechou a semana a R$ 2,3875 - valorização de 2,23% -, diante da expectativa de menor oferta de dólares no mercado a partir de janeiro e também da possível migração de investimentos para os EUA por conta dos sinais cada vez mais sólidos de recuperação do país.

Com a Bovespa permanecendo fechada nos dias 25 e 31 de dezembro, sobrarão apenas 4 dias de negociação no mercado de ações em 2013. Durante este período, o destaque fica para quinta-feira (26), quando será divulgado o resultado primário do governo referente a novembro. Os últimos resultados deste indicador trouxeram bastante pessimismo para o mercado, com números mostrando uma perigosa deterioração nas contas do País. No entanto, os números desta vez podem até trazer um certo alívio nas contas do governo devido ao resultado do leilão das concessões rodoviárias, segundo o economista Wellington Ramos, da Austin Rating, embora isso dificilmente amenizará o desempenho acumulado no ano.

Ele ainda lembra que o próprio ministro da Fazenda, Guido Mantega, tido como uma figura otimista com a economia brasileira, já tem feito declarações indicando que o primário brasileiro não tem "salvação" e deve ser ruim em 2013. "Mantega já tem apresentado seus planos para 2014 e em como recuperar o resultado, mostrando que o próprio governo já aceitou os números deste ano", conclui ele.

Mesmo com indicadores que podem trazer volatilidade para o mercado, a equipe da corretora Coinvalores acredita que tanto essa quanto a próxima semana apenas reforçarão um contexto de recuperação externa - com destaque para dados de consumo das famílias e de encomendas de bens duráveis - e indicadores internos preocupantes. "Em outras palavras o pano de fundo macroeconômico continua sendo sinônimo de volatilidade que deve se traduzir em pressão para o Ibovespa", afirmam os analistas.

Exibições: 47

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço