Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

O jogador já vinha apresentando um estado de saúde mais frágil nos últimos anos e foi agravado recentemente. 

Pele

Pelé, maior jogador da história do futebol, morreu aos 82 anos! Edson Arantes do Nascimento teve uma carreira consagrada por diversos feitos incríveis e recebeu importantes homenagens ao longo de sua vida pelos seus feitos históricos e inigualáveis dentro de campo. Ao longo das mais de 8 décadas de vida, Pelé teve seu talento reconhecido e se tornou o Rei do futebol. 
Nascido em 23 de outubro de 1940 na cidade de Três Corações em Minas Gerais, foi no Santos que ele fez história, clube que jogou por quase toda a sua carreira e onde marcou 1.091 gols em 1.116 jogos com a camisa do time. 
Ao todo, Pelé cravou 1.283 gols em sua vida esportista e até hoje é o mais importante artilheiro da história.  Aos 16 anos, defendeu pela primeira vez a Seleção brasileira e é o único jogador com 3 títulos de Copa do Mundo. 
Em sua estreia no estádio do Maracanã em 1957, o atleta não se intimidou e marcou 3 gols contra o Vasco, mas foi em 1959 que o mineiro estrelado conseguiu seu maior número de gols em 365 dias. Ao todo foram 126 bolas nas redes adversárias naquele ano. Porém, nada é comparado aos 8 gols na insuperável partida com placar: Santos 11 x 0 Botafogo-SP, em 1964 na disputada do Campeonato Paulista. 
Nos últimos anos, Pelé apresentou um quadro de saúde mais fragilizado, passou por diversas internações e em setembro de 2021 foi descoberto um câncer de cólon com algumas metástases em outros órgãos. 
No dia 29/11 o ídolo foi internado no hospital Albert Einstein em São Paulo. O boletim médico, assinado pelos médicos Fabio Nasri, geriatra e endocrinologista, Rene Gansl, oncologista e Miguel Cendoroglo Neto, Diretor-Superintendente Médico e Serviços Hospitalares do hospital, afirmava inicialmente que o ídolo estava estável, sem necessidade de internação em uma unidade semi-intensiva ou UTI e em pleno controle das funções vitais. Porém, ao passar dos dias e das divulgações de notícias, o estado do Rei foi se complicando. 

Curiosidades sobre o Rei - vale relembrar alguns fatos pouco conhecidos sobre essa figura tão marcante da história do futebol

1. Nome na certidão
Fã do norte-americano Thomas Edison, conhecido como o criador da lâmpada incandescente, seu Dondinho batizou o filho com o nome de seu ídolo, como forma de homenageá-lo. A grafia deveria ser diferente: Edson sem o “i”. No entanto, na certidão de nascimento do craque o nome aparece grafado assim como o do inventor.
2. Apelido
É comum no futebol que os jogadores tenham apelidos. Pelé se destaca, entre eles, como o que ganhou mais notoriedade. O apelido surgiu ainda durante a infância. Edson era fã do goleiro Bilé, titular absoluto do pouco conhecido Vasco de São Lourenço (MG), time de seu Dondinho. O pequeno torcedor gritava: “Biléee” ou “Segura, Bilé”. Seu sotaque mineiro fazia Bilé soar como Pilé. A transição de Pilé para Pelé ocorreu naturalmente.
3. Marca imbatível 
Pelé teve seus primeiros contatos com o futebol por meio de seu pai, que foi um ágil atacante do Bauru Atlético Clube (BAC). Em um jogo, Dondinho fez cinco gols de cabeça, fato que Edson relatava com orgulho para os amigos — uma marca que não conseguiu superar, mesmo sendo o rei do futebol.
4. Sonambulismo
Poucos sabem que Pelé teve sonambulismo em diversos momentos de sua vida, inclusive quando participou da seleção brasileira. Na infância, costumava falar muito durante o sono, além de se levantar e sair andando. Em sua biografia, conta que Pepe, seu companheiro de time, o viu levantar-se no meio da noite, gritar ‘Gol!’ e depois voltar para a cama.
5. Pelé estrela de cinema
Pelé não atuou apenas em campo: ele fez também algumas participações no cinema.  Ao todo foram dez filmes, como Os Trombadinhas (1979), com Didi, Dedé, Mussum e Zacarias. O longa que mais repercutiu foi Fuga para a Vitória (1982), com Sylvester Stallone. A trama conta a história de um grupo de prisioneiros que disputou a partida mais acirrada de sua vida contra um grupo de nazistas.

Exibições: 45

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço