Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Resultados com o Twitter: saiba valorizar sua marca na rede de microblogs

Fonte:|administradores.com.br|

Saber se comportar, interagir e se posicionar faz diferença

Redação Administradores
Cada vez mais empresas, artistas e políticos têm adotado o Twitter em suas estratégias de marketing. Inaugurada em 2006, a rede de microblogs conta, hoje, com cerca de 75 milhões de usuários cadastrados no mundo e é uma forte ferramenta para quem procura promover negócios, projetos ou pessoas. Para obter bons resultados e fortalecer a marca nesse ambiente virtual, cuidados com as postagens e a relação com os seguidores são essenciais.

A primeira dica para quem procura fortalecer uma marca no Twitter é: entender como se dão as relações no ambiente dos microblogs. Na rede, todos são usuários. Por isso, começar a fazer postagens simplesmente de modo vertical, certamente, soará pedante e não convencerá quem nasceu na era da interatividade. Marcos Gomes, fundador e diretor de inovação da Boo-Box, empresa voltada para publicidade em mídias sociais compara a interação entre twitteiros com a de amigos à volta de uma mesa de bar. "O Twitter é como um bar: você precisa chegar, escolher uma mesa, conversar com quem está ali perto de você e mudar de mesa se quiser conversar com outro grupo. Se ficar gritando pro bar todo ouvir, será ignorado e até ridicularizado".

É fundamental agir com cautela, reconhecer o espaço antes de dizer qualquer coisa. Palavras vazias sem nexo com o que está em discussão em determinado momento provavelmente não receberão atenção, afinal, os usuários sempre selecionam o que lhes interessa e do que não merece atenção. Por isso, conteúdos relevantes para o maior número de pessoas vão manter a marca por mais tempo em evidência.

Saber driblar situações embaraçosas também é importante em um meio de tanta repercussão. Diante de reclamações de clientes, por exemplo, a norma é ser solícito, não economizar na cortesia e ser paciente. Perder a compostura na rede pode ser fatal.

Devido à proximidade com o público e a amplitude da rede, o responsável pelas twittadas em nome da marca deve ser escolhido a dedo. De acordo com Gomes, seria interessante até personalizar a relação e utilizar um porta-voz no Twitter. "Uma boa maneira é usar o nome do CEO ou do responsável pelo atendimento a clientes. (O perfil) @comscorecares, da Comscore, usa o nome de Frank Eliason, Senior Director da corporação, para se comunicar com seus clientes.

Aumentar as possibilidades de feedback também ajuda na hora de avaliar os resultados. Por isso, não custa nada seguir que o segue, não há motivos para filtros, elegendo quem merece, ou não, ser seguido.

O uso das hashtags é outra maneira bastante relevante na hora de posicionar bem a marca na rede. Os assuntos seguidos por # criam listas que ajudam os usuários a encontrar assuntos de seu interesse. Desse modo, a empresa consegue atingir seu público específico mais facilmente

Exibições: 62

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço