Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Seminário discutirá práticas organizacionais para a produção agroecológica do algodão colorido no Semiárido

Programa de cooperação ítalo-brasileiro Brasil Próximo propõe práticas produtivas e organizacionais sustentáveis para a cultura do algodão colorido na Paraíba Na próxima sexta-feira, dia 13 de dezembro o Semiárido em Foco apresentará uma edição especial com o seminário “Algodão agroecológico: práticas produtivas e organizativas sustentáveis”.
Com início às 08:30 h, na sede do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI), em Campina Grande (PB), as atividades ocorrerão até às 16h. Pela manhã será apresentado o seminário no auditório do Insa e no período da tarde haverá uma visita técnica para a Estação Experimental. As atividades integram as ações desenvolvidas na Paraíba pelo programa de cooperação internacional Brasil Próximo.
Participarão do seminário gestores públicos e de cooperativas locais, agricultores experimentadores, pesquisadores de órgãos de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico, além de artesãos que trabalham com o algodão colorido.
O Brasil Próximo tem como objetivo implementar projetos-pilotos de desenvolvimento local em estados e municípios que integram o acordo de cooperação Brasil-Itália pelo sistema de cooperação descentralizada. Participam do Programa mais de 40 cidades nos estados de Amazonas, Paraíba, Piauí, São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Na Itália, fazem parte da cooperação as regiões de Umbria, Marche, Toscana, Emilia-Romagna e Liguria. Em dezembro de 2009 foi instalada em Brasília (DF) a Comissão Intersetorial para a gestão do Brasil Próximo, formada por representantes de 11 ministérios, com a finalidade de coordenar as parcerias entre os dois países no âmbito do programa.
O decreto instituiu ainda uma secretaria-executiva responsável pela coordenação do grupo, presidida pela Secretaria-Geral da Presidência da República. Na Paraíba a representante italiana pelas ações territoriais do Brasil Próximo é a Organização Não Governamental (ONG) Nexus Emilia-Romagna, da região Emilia-Romagna. A ONG promove o cooperativismo e as estratégias de desenvolvimento da cadeia de produção do algodão colorido por meio da Coopnatural, uma cooperativa que trabalha com produtos têxteis de algodão colorido orgânico em Campina Grande (PB).
Durante o evento, representantes da Secretaria-Geral da Presidência da República e da ONG Nexus Emilia-Romagna apresentarão as diretrizes do Programa Brasil Próximo e uma Carta de Intenções para as ações que serão desenvolvidas no estado. Para a assinatura do documento também estará presente o Secretário de Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca da Paraíba, Marenilson Batista da Silva. Ainda serão apresentadas várias experiências bem sucedidas com cadeias produtivas gerenciadas por cooperativas no Semiárido brasileiro. Naquela ocasião, representantes da Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol Brasil), da Natural Fashion Coopnatural, da Casa Apis e da CocaJupi apresentarão experiências com cadeias produtivas para a produção de algodão colorido, mel e caju.
O evento é uma realização do Programa Brasil Próximo, da ONG Nexus Emilia-Romagna, Natural Fashion Coopnatural, Unisol Brasil, Cooperazione Italiana e da Secretaria-Geral da Presidência da República. Conta com o apoio da Regione Umbria, Regione Emilia-Romagna, Regione Marche, Regione Liguria, Regione Toscana, Società Regionale per lo Sviluppo Economico dell’Umbria (Sviluppumbria S.p.A) , Cooperazione per Sviluppo Paesi Emergenti (Cospe), do Governo da Paraíba, Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater) , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Algodão), Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (CINEP) e Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI).

Leia mais em: http://www.insa.gov.br/noticia-destaque/seminario-discutira-pratica...

Exibições: 76

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço