Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Setor têxtil comemora isenção de ICMS para compra de máquinas

Fonte paranashop.com.br

A indústria têxtil paranaense comemora a assinatura do Decreto 5.620/09, que isenta a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para importação de maquinário pelos portos e aeroportos paranaenses, por empresas optantes do Simples Nacional. As novas regras estão valendo a partir de novembro e representam uma conquista para os empresários do setor, que enfrentam grandes dificuldades, em função da concorrência desleal e elevada carga tributária. Para os profissionais esta é uma conquista pela qual vêm batalhando nas últimas décadas.

Dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), demonstram a importância para a economia do país, que representa uma força produtiva de 30 mil empresas instaladas por todo o território nacional, empresas de todos os portes que empregam mais de 1,65 milhão de trabalhadores e geram, juntas, um faturamento anual de R$ 43 bilhões.

No Paraná dados do Departamento Econômico da Fiep mostram a dimensão da indústria têxtil e do vestuário no Estado. As 5.400 indústrias, a maioria micro e pequenas empresas, empregam mais de 89 mil trabalhadores, o que representa 6,8% de todos os empregados do setor no País. A indústria têxtil é a segunda que mais emprega entre toda a indústria do estado.

A forte concorrência com produtos do mercado chinês e da falta de visibilidade de seus produtos sempre foi apontada por empresários como uma dificuldade para o desenvolvimento do setor. Outra grande dificuldade era a aquisição de maquinário, já que o Brasil não produz a imensa maioria de máquinas e equipamentos têxteis. “Essa era uma luta antiga nossa, já que há quase 40 anos o país parou de produzir maquinário. A isenção também facilita a importação de máquinas usadas, que chegam a custar até 40% mais baratas que as novas”, destaca a empresária Irit Czern, da Lafort, que integra o Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem no Estado do Paraná.

Empresa paranaense que emprega cerca de 500 funcionários diretos e indiretos, a Lafort atua no atacado e varejo com marca própria e se especializou em private label, produzindo para aproximadamente 30 grandes grifes nacionais, caso da Daslu, Carmin, Iódice, Animale e Bob Store. Até o começo do ano a Lafort recebe uma nova máquina retilínea Coppo importada da Alemanha e já deve se beneficiar da isenção prevista no Decreto 5.620. “Isso representa um alento em um universo de forte carga tributária e é uma conquista do Conselho Setorial, da Indústria Têxtil e Confecção do Paraná com apoio da FIEP”, destaca Irit.

Sobre os reflexos da mudança na legislação vai trazer para o setor têxtil, o consultor Milton Jaworski acentuou que os ganhos de competitividade de uma empresa vêm exclusivamente da revisão da sua estrutura de custos e na capacidade da gestão dos recursos. “A importação de máquinas usadas traz um duplo reflexo nos resultados das empresas têxteis. Além de aumentar a produtividade pelo acesso às máquinas, os valores de amortização são menores, comprometendo uma parcela menor do lucro operacional, o que as permite praticar preços mais competitivos”, destaca Jaworski.

Exibições: 74

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço