Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Sorocaba ganha shopping feito em fábricas desativadas (têxteis)

No interior da estrutura em tijolos aparentes de duas fábricas de tecidos centenárias, será inaugurado nesta quinta-feira, 20, o Pátio Cianê Shopping, com 207 lojas, na região central de Sorocaba (SP). De acordo com a direção, é um dos primeiros shoppings do País construídos em área de preservação histórica. Parte da estrutura é da fábrica de tecidos Nossa Senhora da Ponte, construída em 1881, marcando o início do ciclo têxtil que tornou a cidade conhecida como a Manchester Paulista, numa alusão ao polo têxtil inglês.

Outra parte pertenceu à fábrica Santo Antônio, construída em 1913, dando origem à Companhia Nacional de Estamparia, um dos maiores grupos do setor no País. Os dois prédios, com tijolos aparentes, em estilo inglês, somam área de 22 mil metros quadrados. As fábricas foram desativadas na década de 1990 e o conjunto foi tombado pelo patrimônio histórico municipal. Para a instalação do shopping, os empreendedores - grupo Saphyr e Hemisfério Sul Investimentos (HSI) - comprometeram-se a restaurar e preservar as fachadas.

As obras foram acompanhadas pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat). O shopping está ao lado do principal terminal rodoviário da cidade, no ponto de passagem de 22 mil veículos por dia. Além de 12 megalojas, o espaço reúne cinco salas de cinema e um espaço com bares e restaurantes ao ar livre. É o terceiro shopping inaugurado este ano em Sorocaba, que já teve as inaugurações do Iguatemi e do Shopping Cidade.

A construção foi marcada por um grave acidente. Em 19 de novembro de 2012, sete pessoas morreram soterradas pelo desabamento de uma parede da fábrica Santo Antônio, na Rua Comendador Oetterer. A perícia apontou falta de escoramento da parede, após a retirada do telhado da antiga fábrica, mas o inquérito sobre a causa das mortes ainda não foi concluído.

http://www.dgabc.com.br/Noticia/495506/sorocaba-ganha-shopping-feit...

Exibições: 277

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de Romildo de Paula Leite em 23 novembro 2013 às 8:25

  Marcando o início do ciclo têxtil que tornou a cidade conhecida como a Manchester Paulista, numa alusão ao polo têxtil inglês.

Comentário de Gustavo Pereira dos Santos em 22 novembro 2013 às 6:54

O futuro deste pais está demonstrado neste post.

Não teremos mais indústrias, seremos no futuro um país vendedor de bugigangas.

Comentário de Henrique Cabral em 21 novembro 2013 às 19:41

humor negro

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço