Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

The Economist ataca novamente Brasil e não deixa escapar "erro" de Dilma sobre PIB

The Economist ataca novamente Brasil e não deixa escapar "erro" de Dilma sobre PIB

Por InfoMoney

Revista britânica diz que País pode até ter recessão, com deterioração acentuada nas finanças públicas, inflação elevada e um inchado déficit em conta corrente

The Economist ataca novamente Brasil e não deixa escapar "erro" de Dilma sobre PIB

SÃO PAULO - A edição desta semana da The Economist não deixou escapar o recente equívoco da presidente Dilma Rousseff. Em reportagem que não mede esforços para criticar a atual situação da economia brasileira, a revista britânica traz logo no primeiro parágrafo: um único dado econômico pode levantar ou derrubar um político, citando o erro da presidente ao falar erroneamente ao jornal espanhol El País, que o crescimento da economia do Brasil em 2012 havia sido revisado para 1,5%, e não 0,9% como o IBGE calculou há um ano atrás. No entanto, dias após a declaração, foram publicados os cálculos do instituto e o PIB (Produto Interno Bruto) revisado só havia dado um pulinho para crescimento de 1%.

Além disso, o IBGE também divulgou o PIB do terceiro trimestre, que contraiu em 0,5% na comparação com os três meses anteriores. Depois de uma série de surpresas negativas, os economistas correram para fazer ajustes em suas projeções para o crescimento econômico em 2013 e no próximo ano. Para o banco de investimentos Nomura, o quarto trimestre também deve trazer retração, o que pode colocar o Brasil em uma recessão técnica. Mesmo que seja evitada, o veredicto sobre a economia da presidente Dilma já parece claro, comenta a reportagem. A economia deve crescer por volta de 2% e a inflação 6%. As finanças públicas se deterioram acentuadamente e um inchado déficit em conta corrente completam o quadro desanimador, aponta o texto.

Ao citar as eleições presidenciais em outubro de 2014, a revista lembra que as medidas para ajustar as contas públicas prejudicariam o crescimento econômico antes que os benefícios macroeconômicos fossem notados. Por isso, as medidas estão sendo adiadas. Mas, quanto mais o governo adia, mais profunda será a correção que terá de ser feita e maior o risco de tentar conciliar simultaneamente a inflação, gastos públicos e câmbio.

As menções sobre a deterioração econômica do Brasil não param por aí. A reportagem ainda cita a visão de outro banco, o JPMorgan, que colocou o Brasil junto com a Índia, Indonésia, África do Sul e Turquia como os países mais vulneráveis quando o Federal Reserve iniciar o corte dos estímulos, conhecidos como Quantitative Easing III, e que deve ocorrer nos próximos meses. A expectativa é que o real se desvalorisse ainda mais em relação ao dólar, o que não impacta apenas a inflação, mas, conjuntamente, força a Petrobras (PETR3; PETR4) a manter os preços dos combustíveis mais baixos do que o necessário.

Apesar do tom crítico, a revista reconhece que a situação do Brasil não é de calamidade. Embora a inflação esteja elevada, não está fora de controle, e o programa de infraestutura, mesmo que muito atrasado, está finalmente em andamento. O desemprego está perto dos mínimos históricos, a renda está aumentando, ainda que não tão rápido como antes, e a popularidade da presidente duramente atingida durante os protestos de junho se recuperou um pouco e nenhum dos adversários mostra sinais de decolar. No fim da reportagem, eles ainda ponderam "a equipe de Dilma Rousseff pode estar correta no julgamento político, mas eles tem pouco espaço de manobra".

Exibições: 161

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de petrúcio josé rodrigues em 8 dezembro 2013 às 15:30

concordo.

ate o simon do RS, tornou-se um decepção. páu podre de dar em crianças desnutridas e fraca.

os  que o companheiro citou, houve época  que tinham postura de lealdade ao BEM COMUM.

lembro-me quando uma  atleta  olímpica nossa, perdeu uma de suas possibilidade, de pronto ela disse: ACABOU-SE TUDO.

ELES, CITADOS ESTÃO ASSIM TAMBÉM. DESANIMADOS, DESCOMPASSADOS  E DESCOMPROMISSADOS.

FALTAS-LHES CORAGEM, OMBREDADE E AMOR A PÁTRIA. 

Comentário de Romildo de Paula Leite em 8 dezembro 2013 às 11:42

   Caro Petrúcio , essa República de sindicalistas e corruptos irá ficar por muitos anos corroendo nossos impostos. Não existem alternativas pois a oposição é fraca demais. Aécio, Serra. Marina, Eduardo Campos se calam sobre vários subornos que a imprensa noticia .

Comentário de petrúcio josé rodrigues em 7 dezembro 2013 às 17:05

EXISTE O INSOFISMÁVEL E  SOFISMÁVEL.

O SOFISMA E O ILUSÓRIO, O FUNDAMENTO É O MESMO, EXISTEM PARA CONFUNDIR. É COMUM NO DEZERTO OCORRER ISTO.

SAIBA CARO ROMILDO, QUE  EXISTE UMA ARVORE NO DESERTO DA PALESTINA E ISRAEL, CUJO NOME É TAMARGUEIRA.

ALÍ, TEMOS ÉPOCA DE  50 º C   SEM NENHUMA VENTILAÇÃO.  TUDO MORRE.

A TAMARGUEIRA, QUANDO TODA AS ARVORES MORREM OU PASSAM PARA UMA VIDA LATENTE, ELA VAI A PROFUNDADE DA TERRA, EM UM ESFORÇO HERCULANEO E SUAS RAIZES DESCEM A 90 METROS DE PROFUNDADE.

NA ÉPOCA DA SEQUIDÃO ELA TEM FOLHAS EM ABUNDÂNCIA, PRODUZEM SOMBRAS QUE REDUZ O CALOR NA ARÉA DA SUA SOMBRA.

É NESTA ÉPOCA QUE DAR FRUTOS DELICIOSOS E SUAS FOLHAS NÃO CAEM.

TUDO ISTO É PROVIDÊNCIA DE DEUS.

A TAMARGUEIRA NÃO ACEITA SUBORNO. TÃO POUCO, MANEJA RESULTADOS. TUDO QUE ELA FAZ E CLARO E EVIDENTE, COM REALISMO A DEUS, EM UM TOM LOUVOR AO CRIADOR DE TODAS AS COISAS.

Comentário de Romildo de Paula Leite em 7 dezembro 2013 às 16:26

No entanto, dias após a declaração, foram publicados os cálculos do instituto e o PIB (Produto Interno Bruto) revisado só havia dado um pulinho para crescimento de 1%.

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço