Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Por Roberto Piancó

Consultor de empresas e especialista em CAD/CAM.

 

tecido é um material à base de fios de fibra natural, artificial ou sintética, que é composto de diversas formas. Ele se torna cobertura de diversos tipos – cobertura para o frio, cobertura de mesa, limpeza, uso medicinal–, formando roupas e outras vestimentas. No post de hoje vamos falar um pouco dos diferentes tipos de tecidos que são usados nas confecções. Acompanhe!

Tipos de Tecidos
Tecidos Planos: são resultantes do entrelaçamento de dois conjuntos de fios que se cruzam em ângulo reto. Os fios dispostos no sentido horizontal são chamados de fios de trama e os fios dispostos no sentido vertical são chamados de fios de urdume.

Tecido Malha: a laçada é o elemento fundamental deste tipo de tecido, constitui-se de uma cabeça, duas pernas e dois pés. A carreira de malhas é a sucessão de laçadas consecutivas no sentido da largura do tecido. Já a coluna de malha é a sucessão de laçadas consecutivas no sentido do comprimento do tecido.

Tecido Não-tecido: conforme a norma NBR – 13370, não-tecido é uma estrutura plana, flexível e porosa, constituída de véu ou manta de fibras, ou filamentos, orientados direcionalmente ou ao acaso, consolidados por processos: mecânico (fricção) e/ou químico (adesão) e/ou térmico (coesão) ou combinação destes.

As ilustrações a seguir representam estruturas dos tipos de tecido citados acima:

 

Por Roberto Piancó

Consultor de empresas e especialista em CAD/CAM.

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 413

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço