Os fios que saem da gaiola serão reunidos em um pente denominado pente encruz,cuja finalidade principal é a de separar os fios,direcionando-os para o tambor onde será realizado o enrolamento.
Após os fios passarem pelo pente encruz,será direcionados ao pente condensador,passando pelas varas de encruz.É muito importante que os pentes estejam em bom estado,sem rebarbas ou oxidações,para não provocar filamentações.
Normalmente o pente condensador possui as mesmas características daquele que será utilizado no tear.(mesma densidade=fios/cm)
A reunião de todos os fios da gaiola,na saída do pente condensador é o que denominamos de portadas.Nesta hora os fios estarão paralelos com a mesma tensão e com uma largura pré-determinada,pronto para serem enrolados no tambor da urdideira.
A primeira portada sempre é enrolada em cima de uma faca (diagonal),cuja finalidade é a de acomodar os fios evitando o seu desmoronamento e consequentemente,um acumulo de fios em um mesmo ponto.Isso é possível graças a um deslocamento constante do carro que suporta o pente condensador (rosca sem fim) à medida que a portada vai sendo enrolada no tambor da urdideira.
Fórmula para determinação da altura da faca:
H= NxL
---------
NmxVxE
H=Altura da faca
N=Densidade
L=Comprimento da faca deitada
Nm=Título do fio
V= Distancia percorrida pelo carro que suporta o pente condensador em uma volta
E=Coeficiente
Mesmo utilizando-se a formula acima,deve-se verificar o nivelamento das primeiras portadas e fazer correções,se necessário para o próximo rolo.
Existem urdideiras onde os tambores já possuem um ângulo fixo de inclinação (sem regulagem de altura).Neste caso deve haver velocidade variável do carro porta-pente com relação as voltas do tambor para que as primeiras portadas não sofram variações de comprimento e consequentemente,tensão durante o tecimento.
Exemplo:Quanto mais fino o fio,menor deve ser a velocidade de deslocamento do carro do pente condensador,com relação as voltas do tambor.Neste caso os fabricantes já fornecem tabelas que auxiliam na confecção dos rolos,considerando títulos dos fios e metragens desejadas.
Fonte: Aula Tec.Tec. I - Fatec Americana / 2008
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI