A Vale poderá produzir 350 milhões de toneladas em 2014, 40 milhões a mais que em 2013, segundo José Carlos Martins, diretor-executivo da empresa (Getty Images)
SÃO PAULO - A combinação entre a desaceleração econômica da China e o suprimento a nível recorde do minério de ferro produzido por Vale (VALE3, VALE5) e Rio Tinto deve fazer a commodity ter ao menos 4 anos de crescente saturação, com patamares recordes nos estoques até 2017, segundo notícia publicada na Bloomberg nesta terça-feira (13).
De acordo com compilação feita pela empresa midiática, a estimativa é que o preço do minério de ferro chegue em média a US$ 115 a tonelada em 2014 - seu nível mais baixo desde 2009. Já o Goldman Sachs acredita em ainda maior valorização para 2015: na projeção do banco, a alta nos estoques puxará os preços para um patamar abaixo dos US$ 80. O Goldman ainda aposta que o superávit atingirá 82 milhões de toneladas em 2014 - o maior nível desde 2008.
No entanto, a matéria destaca os recentes positivos sinais que a potência asiática tem apresentado para o mercado, o que traz novas esperanças de que o crescimento local possa superar as expectativas revistas, após o registro de alta de 9,7% da produção industrial do país no último mês.
Comentar
Se fosse café, os produtores queimariam, como nos tempos do Lobato, para garantir os preços.
E o minério de ferro? Será que eles vão "enterrar" de novo? rsrsrsrs
Caro Petrúcio, as mineradoras reduzem a a producão para segurar o preço.
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry.
Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI