A pesquisa de Escassez de Talentos, realizada anualmente pela consultoria Manpower, aponta que técnicos e engenheiros são os profissionais que as empresas menos encontram no mercado de trabalho.
Dos 876 empregadores que responderam à pesquisa, mais da metade (57%) encontram dificuldade em preencher funções em aberto.
Ranking das dez profissões com mais escassez de talentos no Brasil
2011
2010
Comentar
Valdir Kuroski,
Concordo com teu comentário. Nossa colocação é que falta "QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL", onde estão inseridos os itens:
a - cursos para formação acadêmica de: (TÉCNICOS E ENGENHEIROS).
b - estágios ainda na formação acadêmica.
c - dedicação, interesse e disposição para assumir responsabilidades.
d - Prespectivas de um futuro promissor com base na capacitação e qualificação individual.
e - Incentivos e creiação de oportudades(governos e inicativa privada).
O Governo Federal construiu e entregou mais de 200 Escolas Técnicas Federais em todo o Brasil nos últimos 8 anos. Todos os anos Milhares de brasileiros saem com diplomas de Técnicos e Engenheiros. Temos realmente um déficit de Quantidade de vagas no ensino no Brasil. Mas, em minha modesta opinião, nosso maior problema não está na Quantidade, mas na Qualidade do ensino. Dos Milhares de Técnicos e Engenheiros formados todo anos, uma parcela muito pequena está qualificada para Sua área. O problema é que as Empresas não Querem e nem Podem contratar como Técnico ou Engenheiro pessoas que na grande maioria Nunca trabalharam. É necessário um intenso período de experiência de alguns anos no mercado de trabalho para se criar a Responsabilidade e Conhecimento Prático. Infelizmente Nós mesmos estamos mantendo nossos filhos Só na Escola, quando deveríamos provê-los de experiência prática. Incentivá-los desde cedo ao mercado de trabalho. O mercado de trabalho está cheio de vagas para Técnicos e Engenheiros. O que ocorre é que Técnicos e Engenheiros não são Forjados nas escolas e universidades. Este é o engano que estamos cometendo. Precisamos Ajustar nossas Velas!
Temos um Brasil anômalo. São milhões de vagas ditas pelo Governo, que estão em "oferta", porém, falta a "QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL".
A inteligência e o carácter pessoal não são adquiridas nas escolas. No entreTanto, podem ser buriladas com os suportes, que a técnia e a ciência possibilitam.
Aos brasileiros que carecem de uma sobrevivência equitativa, eficaz e que produza bem estar social, esses necessitam não somente da inteligência e do cáracter, e sobretudo da qualificação profissional.
Ano passado arrecadamos mais de 1 trilhão(R$) em tributos, e, o Governo aplicou a ínfima fatia de aprox. 7% desse valor, nos itens (educação e saúde). Convém lembrar que os juros da dívida pública, levaram mais 22%, o que significa dizer que representa mais 300% do que foi gasto em EDUCAÇÃO E SAÚDE.(VERGONHA NACIONAL).
Lembramo-nos dos tempos idos, dos "BRIZOLÕES E DOS CIEPE'S, cujo projeto era excelente, e teriamos fugido das "BOLSAS" que são muitas, que somente aliena os jovens e adultos. Temos no Brasil os SENAIS, SESIS, ESCOLAS TÉCNICAS FEDERAIS E TANTAS OUTRAS, que ainda não decolaram para a realidade do hoje.
Nos próximos 10 anos iremos ter que republicar esta matéria, até lá é possivel que os políticos possam acordar para esta realidade tão séria e marcante, onde o cidadão e os empresários estão sofrendo EM FUNÇÃO DESTE MAL.
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry.
Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI