Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Concorrência com a China Afeta Indústria Têxtil Sul Mato-Grossense

CAMPO GRANDE - A concorrência com os produtos importados da China já está afetando as contratações feitas pelas indústrias têxteis e do vestuário de Mato Grosso do Sul. Essas indústrias, por meio do Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vestuário, Tecelagem e Fiação de Mato Grosso do Sul (Sindivest/MS) e da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), pleiteiam junto aos governos federal e estadual um regime tributário competitivo para o setor. Segundo o presidente do Sindivest/MS, José Francisco Veloso Ribeiro, a entrada de um expressivo volume de produtos importados do mercado asiático compromete a competitividade da indústria local e nacional.

Dados do Radar Industrial da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (FIEMS) indicam que no último trimestre de 2011 houve em Mato Grosso do Sul uma redução liquida de 697 postos formais de trabalho no setor, enquanto em igual período de 2010 esse número tinha sido de 26 postos. “O cenário aponta para um indicativo de mudanças ocorridas no ambiente de negócios do setor ao longo do período”, disse Francisco Veloso, acrescentando que a concorrência com os importados se torna desleal diante de benefícios oferecidos por outros países. “No caso da China, segundo a ABIT, as fábricas têxteis e de vestuário recebem subsídios de até 75% no preço do algodão, terrenos para a construção das indústrias e uma série de isenções fiscais”, ressaltou ele.

Na avaliação dele, é imprescindível que os governos repensem os benefícios oferecidos ao setor, tanto em âmbito federal, quanto estadual. "No âmbito federal temos o movimento Emprega Brasil, voltado para a desoneração e condições igualitárias de concorrência com os importados, e o fortalecimento da indústria da moda e da manutenção de emprego e renda. Aqui, o governo estadual sempre foi sensível à situação, mas precisamos que melhore rapidamente as condições de desoneração dos tributos para termos preços mais competitivos para estancar as demissões e voltar a gerar mais emprego e renda nas indústrias de confecção e têxtil”, declarou.

IMPORTAÇÕES - Ainda conforme levantamento do Radar da FIEMA, em 2011, a China respondeu por US$ 246,5 milhões das importações sul-mato-grossenses de produtos têxteis ou 62%, enquanto nas importações de produtos do vestuário as compras feitas junto às empresas chinesas alcançaram o equivalente a US$ 31,5 milhões ou 66% do total. Em nível nacional, segundo dados do IBGE, a produção do segmento têxtil e vestuário apresentou uma redução de 14,9%, enquanto as vendas de tais produtos no mercado nacional se expandiram em 4,12%, indicando, deste modo, que produtos têxteis e do vestuário importados vem sistematicamente ocupando mais espaço no consumo nacional.

Em decorrência disso, desde de 2007, o movimento Emprega Brasil, que reúne empresários, trabalhadores, professores e estudantes do setor têxtil e de confecção brasileiro, reivindicam junto ao governo estadual medidas urgentes para conter a onda de demissões e a avalanche de importações. Naquele ano, em mais de 20 cidades, com grande concentração de empresas têxteis e de confecção, as indústrias paralisaram as máquinas e patrões e funcionários foram às ruas.

No ano seguinte, 2008, foi criada a primeira composição da Frente Parlamentar Mista pelo Fortalecimento da Indústria Têxtil e de Confecção, sendo que hoje o segmento já conta com a segunda composição da Frente. Agora, neste ano, o Emprega Brasil retoma o movimento, buscando alertar a sociedade civil e o governo quanto ao risco de desindustrialização da Moda Brasileira.

Fonte:|http://www.dci.com.br/Concorrencia-com-a-China-afeta-industria-sul-...

Exibições: 404

Responder esta

Respostas a este tópico

 

CAROS AMIGOS !!!

 

NÃO ENTENDI ISSO: "INDUSTRIA TEXTIL DO MATOGROSSO SOFRE COM AS IMPORTAÇÕES CHINESAS"

 

OS PRINCIPAIS EMPRESARIOS TEXTEIS DAQUI DO  MATOGROSSO DO SUL SÃO OS GRANDES E MAIORES IMPORTADORES DAS "PORCARIAS" CHINESAS.........

 

SÃO MILHARES DE METROS DE TECIDOS E ROUPAS PARA SEREM VENDIDAS AQUI.E QUE CHEGAM EM NUMERO ENORME DE CONTAINERS TODOS OS DIAS.

MATOGROSSENSES......VISITEM A ADAR, A FATEX E OUTRAS EMPRESAS DO GRUPO...EM TRES LAGOAS - MS.

AS FABRICAS DELES ESTÃO FECHADAS AQUI E SOMENTE CONTAINERS E MAIS CONTAINERS DE ROUPAS IMPORTADAS DA CHINA CHEGAM PARA TROCAR AS ETIQUETAS....

MAS VENHAM SEM AVISAR.....SENÃO ELES ARMAM UMAS MAQUINAS E TE CONVENCEM DE QUE ESTÃO PRODUZINDO...

QUEREM UMA DICA ??? SE VOCES SÃO DO FISCO, PEÇAM A CONTA DE ENERGIA DA EMPRESA...ISSO NÃO DA PRA FRAUDAR......E SEM ENERGIA AS MAQUINAS NÃO PRODUZEM. 

 

È isso mesmo,eles setão sendo picados pela cobra que eles mesmo criaram.

A concorrência está sempre em movimento ---> http://www.shininghub.com/main/Buyer/index

Esta resposta foi muito esperta, gostei!

MAS VENHAM SEM AVISAR.....SENÃO ELES ARMAM UMAS MAQUINAS E TE CONVENCEM DE QUE ESTÃO PRODUZINDO...

QUEREM UMA DICA ??? SE VOCES SÃO DO FISCO, PEÇAM A CONTA DE ENERGIA DA EMPRESA...ISSO NÃO DA PRA FRAUDAR......E SEM ENERGIA AS MAQUINAS NÃO PRODUZEM. 

 

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço