Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Carnaval do Rio se Veste com Tecidos Importados da China - Jonatan Schmidt de Novo

RIO DE JANEIRO, 16 Fev 2012 (AFP) -A China está mais presente do que nunca no Carnaval do Rio, uma vez que trajes e fantasias que enfeitam a festa popular são fabricados com tecidos sintéticos importados do país asiático, o maior fornecedor do mundo.

A poucas horas da abertura do Carnaval, as escolas de samba fazem os ajustes finais no vestuário que vão exibir nas noites de domingo e segunda-feira no Sambódromo, o 'templo do samba'. Centenas de trabalhadores se apressam em pregar lantejoulas e enfeitar com 'strass', que imitam brilhantes, os tecidos coloridos das fantasias e os carros alegóricos.

As pessoas se aglomeram nas lojas de 11 ruas do centro de Rio, na chamada Saara, Sociedade de Amigos das Adjacências da Rua da Alfândega, onde o comércio popular ocupa mais de 600 sobrados, pertencentes a árabes e judeus que trabalham e convivem em paz há mais de 100 anos.

Compram máscaras, fantasias, chapéus, perucas e óculos enormes, com os quais se enfeitam para cair no samba nos inúmeros blocos de rua da cidade.

A confecção das alegorias das escolas de samba é artesanal com as fantasias feitas por um time de costureiras que se esmeram nos 'barracos' das escolas, para dar conta da tarefa; mas a matéria-prima vem da China, como explicou à AFP Jonatan Schmidt, presidente da Associação Brasileira de Importadores Têxteis (Abitex).

"No Brasil, produzimos apenas 15% dos tecidos sintéticos de que precisamos para o Carnaval; o restante é importado em grande parte da China. O número de fantasias que vêm do exterior não é relevante, o importante é a matéria-prima que compramos", disse ele.

Em 2011, a produção têxtil brasileira registrou uma queda de 14,9%, enquanto as importações subiram 53% em relação ao ano anterior, indo para 1,085 bilhão de dólares, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) reproduzidos pela imprensa local. A principal fonte de abastecimento foi a China, que possui "o maior parque industrial do mundo, com preços competitivos e boa qualidade, enquanto o Brasil não tem fábricas de tecidos sintéticos", o que obriga à importação, indicou Schmidt.

Nas Lojas Silmer, uma das maiores de vendas de fantasia do Rio, as pessoas fazem fila para as compras de carnaval. O encarregado dos negócios, Claudio Muniz, disse à AFP que cerca de "1.500 pessoas compram diariamente".

"Cinquenta por cento dos produtos vendidos vêm da China, sendo mais baratos entre 20% e 25% que os similares nacionais", precisou Muniz, destacando que em "90% das fantasias são empregados materiais chineses".

"O brasileiro procura, em geral, uma fantasia barata, descartável, fresca, que não precisa ser lavada ou passada. Tem que ser algo prático, e os tecidos como algodão, seda, não cumprem os requisitos. São caros e nada práticos", acrescentou Schmidt.

Mas os clientes nem sempre estão satisfeitos com os preços que consideram altos.

Giovana, una representante comercial de 29 anos, passeou pelas muitas opções oferecidas pelas lojas Silmer buscando uma fantasia de havaiana. No final, comprou um colar por 1,68 dólar e "o resto, vai improvisar", disse ela à AFP.

"Vou levar isto aqui que custa 13 reais (7,55 dólares). O vestido que estava querendo sai por 80 reais (46,51 dólares), é muito caro, vou dar um jeito", comentou Andrea, uma advogada de 28 anos, que sairá de fada durante o Carnaval.

A compra de fantasias foi retomada há dois anos, quando "os carnavais de rua ganharam força", explicou Muniz.

Segundo a Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), entre janeiro e novembro de 2011, a balança comercial no setor de têxteis foi negativa para o país em 3,409 bilhões de dólares, representando uma perda de 830 milhões de dólares superior à do ano anterior.

O Brasil exporta principalmente para a China - seu maior parceiro comercial - produtos primários e importa manufaturados, o que vem sendo motivo de susceptibilidades por parte da indústria brasileira, que se queixa de estar perdendo competitividade.

Esta semana, numa reunião em Brasília, o governo de Dilma Rousseff pediu ao vice-primeiro-ministro chinês, Wang Qishan, que seu país contenha as exportações em massa de calçados, têxteis e outros produtos como os carros, que inundaram recentemente o mercado brasileiro, informou uma alta fonte da Chancelaria.

No entanto, Schmidt insistiu em que o papel da China no carnaval do Rio de Janeiro "é fundamental" e explicou que se o governo "proibir as importações de tecido sintético, a confecção (de fantasias para o carnaval) simplesmente vai parar".

Fonte:|http://noticias.bol.uol.com.br/entretenimento/2012/02/16/carnaval-d...

Exibições: 1284

Responder esta

Respostas a este tópico

Toda vez que vejo o nome de Jonatan Schmidt, me dá arritmia cardíaca, sarna e ânsia de vômito. Não sei porque!!!

QUOTE:"O brasileiro procura, em geral, uma fantasia barata, descartável, fresca, que não precisa ser lavada ou passada. Tem que ser algo prático, e os tecidos como algodão, seda, não cumprem os requisitos. São caros e nada práticos", acrescentou Schmidt."UNQUOTE
Realmente atinge aos objetivos pois, FRESCA pelo design com grande parte do corpo desnudo, não pela matéria prima usada + NÃO PRECISA SER LAVADA OU PASSADA, por ser descartável.
Tecido de FANTASIA.

Pelo exposto sem a China não teria carnaval. em pouco sem a China não terá Brasil.

Está relação de dependencia vai enterrar a indústria nacional, para o governo isto não é relevante pois justifica com um dos menores índices de desemprego do mundo, contudo esta situação não é nova, a exemplo dos EEUU, que está fazendo o caminho de volta.

Como fazer para o governo entender que destruir um parque industrial e depois refazê-lo custará muito caro para o país?

Abraços,

Erivaldo

Difícil, Erivaldo. 

Isso envolve uma dose importante de sensatez, algo que parece ser impossível para nossos insensatos governantes.

Vivemos perdendo oportunidades. O bom momento do Brasil deveria refletir em ações rápidas para finalmente atingirmos o contexto de país desenvolvido, educação, saúde e segurança de 1º mundo, taxas de juros de 1º mundo, sistema tributário de 1º mundo, fazendo todos os investimentos necessários para o Brasil efetivamente andar com a turma da frente.

Mas... não! Vivemos correndo atrás o tempo todo. Teremos que passar pelo que estão passando os vários países em crise para, mais a frente olharmos para o que eles fizeram para sair da crise, e retardadamente adotarmos as mesmas medidas.

A letargia e a preguiça sempre dominaram o poder, estimuladas pela inação da plebe.

A unica coisa que vai parar no carnaval são nossas industrias, que além de não ganharem nada com o carnaval, terão de pagar o feriado aos seus trabalhadores.

Já tô até vendo o carro-chefe da Beija-Flor = Dragão Desleal

----------------

Como eu não estive presente, preciso que alguém me ajude a conferir o que vemos acontecer na moda:

Dentro desta amostra de modelos da recente SPFW (São Paulo Fashion Week) quais desses tecidos foram fabricados no Brasil?

Baron...não é apenas vc que tem este tipo de sentimento!!!!eu tenho verdadeiro asco por este ""cara"""...como sou limitado pelo colega Erivaldo...tenho que manter um minimo de compostura...portanto mando Sr joantan Schmidt ""pentear macacos"" ...!!! caramba este ""cara"" nao tem jeito!!!! ele que vá para a china...alias se ele ou alguem quiser uma empresa na china, montada....o governo chines está dando....mas para jonatan, podemos fazer uma vaquinha e comprar uma passagem aerea somente de ida!!!! se nao quiserem eu compro!!! mas somente de ida, com retorno só depois de 30 anos!!!!!

- nao temos industrias deste fim......pois se acabaram com as importaçoes predatorias, aliadas ao nosso grande governo!!!!

- Jonatan....vc nao sabe distinguir""" bife a milanesa com gente debaixo da mesa""""

nao sabe as caracteristicas e propriedades basicas de um poliester e um algodão...seja fibra ou tecido!!!!

será que Jonatan já foi cortador de cana??? ou j´pa viu o que este pessoal sofre???pois utilizam camisas de poliester!!!!!

caramba...te falta muito conhecimento basico!!!! 

vamos endossar o que diz tb Erivaldo


este Brasil está uma vergonha!!!!pessoal...vamos fazer algo???? vamos tomar atitude???VAMOS PARAR E MUDAR NOSSO DESTINO E O  FUTURO DESTE BRASIL?????

Vixe agora que ta tudo perdido ! Deixa o resto da população saber que sem China não tem mais carnaval !!! Ai que vamos ta sozinhos mesmo!  O POVO VAI URRRRARRRRRR  CHINA! CHINA! CHINA!. 

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço