Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Existe alguma fórmula na qual calculo gramatura de malha (viscose) em cru e tenho a gramatura acabada??

Exibições: 2018

Responder esta

Respostas a este tópico

            Boa noite Nilton.

    Você pode cálcular a gramatura do tecido crú e ter a mesma gramatura depois de beneficiar o tecido, para isso, é necessário que durante o processo de acabamento, principalmente na durante a ramagem do tecido, a gramatura desejada pode ser alcançada regulando o alimentador da máquina. Exemplo:Se o tecido pesava 200g/m² crú e vc quer que ele passe a pesar 210 g/m² acabado, devemos alimentar na rama ou se vc quer ele com 190 g/m² a alimentação deve ser negativa. Ou ainda, para manter com 200 g/m² o alimentador deve ser neutro ou programado para manter em torno de 200/g/m².

Att, Rinaldo.

rinaldo.financas@uol.com.br

A gramatura da maioria das malhas circular ou plana sofre variações que dependem da materia prima , maquina onde foi tecida e suas regulagens , bem como o circuito de beneficiamento e os respectivos equipamentos por onde o tecido passará , assim sugiro que para determinar a gramatura final de um artigo seja feito um lote padrão no qual seja inserido 3 quadrados de 50x50cm em cada peça e que após cada equipamento esses quadrados sejam medidos bem como a gramatura também. Após o acabamento final , deixando o tecido descansar nos pontos de controle ao menos 48 horas ,tirar as ultimas medições.
Com esses dados na mão é possivel fazer ajustes no tecimento e no acabamento para padronizar o processo, não se esquecendo que alterações de percurso ou de materia prima vão
levar a novas alterações.
Ao vosso dispor
Cândido Carlos Pinto Antonio

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço