Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Gostaria de ajuda, o que poderia causar diferenças centro ourela no processo de tingimento índigo?

Gostaria de ajuda, o que poderia causar diferenças centro ourela no processo de tingimento índigo?

Exibições: 1297

Responder esta

Respostas a este tópico

Maria, boa noite

Bom por se tratar de um processo contínuo são algumas variáveis:

Tensão do tecido

Velocidade de trabalho

Elementos de oxidação sem controle ou variação de temperatura de oxidação

Se for em foulard até o pick-up pode influenciar se houver diferença de dureza dos cilindros ou mesmo desgaste dos cilindros.

Elementos da redução

Graduação do hidróxido de sódio (Geralmente entre 38º Bé e 50º Bé)

E inclusive se houver mistura de lotes de fios

Pode parecer um pouco redundante, caso queira me passe seu gráfico de trabalho e receita que reviso pra ti e te mando até este sábado na parte da tarde

Um abraço!

Qualquer coisa em escreva por email tb!

wesley.paixao@gmail.com

Maria Virginia,

bom dia!!

Meu nome é Reinaldo e trabalho com revestimento de cilindros a vários anos atendendo muito o mercado de índigo, este problema de centro, ourela é a falta de bombê no cilindro livre, pois o cilindro acionado é paralelo, primeiro gostaria de saber que dureza de cilindros vc. está usando, os cilindros devem ter diferença nas durezas para poder espremer sem deixar marcas, fiz vários cilindros para a industria de jeans que usam máquinas da Texima, e sempre resolvemos os problemas, se vc. tiver mais dúvidas por favor entre em contato no meu e-mail laranjaltextil@uol.com.br  que poderemos ajudar vc. como já foi feito com outras empresas, fico no aguardo o seu retorno.

Atenciosamente,

Reinaldo de Castro.

 Virginia,

   Pode trabalhar na retifica dos cilindros de borracha da maquina de Índigo, pois na maioria dos casos são eles os responsáveis por este problema. Você pode fazer um teste de NIP e também de dureza dos cilindros para comprovar o problema.

   O certo seria fazer uma retifica dos cilindros a cada quatro meses (cinco milhões de metros), mas ninguém faz e temos que ficar criando controles para identificar este problema enquanto está pequeno, ou seja, poucos metros de produção.

   Outra causa para este problema é diferença de temperatura na caixa de tingimento (lado direito e esquerdo da caixa), mas eu apostaria nos cilindros.

   Caso queira mais informação é só passar um e-mail:

phelippeb@terra.com.br

Cara Maria Virginia,

 Acredito que você tem um problema tipico de tingimento em continuo, que é a diferença de pick up entre ourelas e  centro.

Porém para te dar uma ajuda mais precisa tenho que saber mais detalhes de seu foulard,  se é de cilindros flutuantes, se é de pressão fixa nas pontas, pressão de trabalho, pick up entre ourela- centro - ourela.

Mas acredito que seu maior problema  é diferença de pick up (% de banho absorvida) .

Caso necessite de mais esclarecimentos me comunique Lgmoreira@hotmail.com

 

Desculpe Virginia te enviei e-mail errado o correto é Lgustavomoreira@hotmail.com

Muitas das causas prováveis já foram respondidas acima. Então vou fazer um resumo das 3 principais:

a) O NIP dos cilindros devem ser verificados e ajustados (bombée).

b) A dureza dos cilindros de uma forma geral e das extremidades e meio.

c) Mistura de algodões de tonalidades muito fortes costumam ocasionar diferenças ourelas/centro se os fios    forem utilizados nas ourelas (são mais visíveis na lavagem).

 Qualquer dúvida estou à disposição.

  Fernando Lima

  Consultor índigo da DyStar 

Prezada Maria Virginia,

 

Como o amigo Fernando Lima informou acima, muitas das prováveis causas já foram respondidas e ele fez um ótimo resumo com as 3 causas principais.

Porém, eu acrescentaria mais um item a ser verificado, que seria a circulação do banho de tingimento Índigo pelas caixas de tingimento:

- Na máquina em que você tem este problema, existe um medidor de vazão na entrada do banho Índigo de cada caixa? A sua Bomba ou Bombas de circulação do banho Índigo são de vazão variável? Isto é muito importante para manter a uniformidade da circulação e garantir o número desejado de renovaçãoes de banho.

- Como é feita a entrada e saída de banho em suas caixas de tingimento? O ideal é que o banho de tingimento entre e saia sobre toda a largura das caixas de tingimento (sobre toda a largura do urdume). Existem algumas máquinas onde a entrada e saída do banho de tingimento é feita lateralmente à caixa, e sabidamente estas máquinas podem apresentar deficiências no tingimento se a renovação de banho e vazão não forem eficientes para suprir esta não uniformidade da passagem do banho pela largura do urdume.

 

Atenciosamente,

Rolando Ruschioni / Texima S.A.

Bem colocado Rolando!

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço