Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Modelos da próxima coleção da Levis incorporarão, no mínimo, 20% de plástico reciclado no tecido

Os modelos da próxima coleção de primavera da Levi’s, ue estará disponível no início de 2013, incorporarão um mínimo de 20% de plástico reciclado de garrafas e cuvetes de alimentos na constituição do tecido.

Na prática vai ser usado o equivalente a uma média de 8 garrafas de plástico de 0,6 L por cada par de calças, pelo que, globalmente, a coleção "Waste<Less" reciclará o correspondente a um total de 3,5 milhões de garrafas de plástico.

O plástico das garrafas PET e das cuvetes alimentares incolores, verdes, castanhas ou pretas será primeiro separado de acordo com a cor, após o que será triturado para dar origem a flocos. Estes serão transformados em fibra de poliéster que será misturada com a fibra de algodão antes de ser usada para a produção do tecido de fio de algodão. De acordo com a cor do plástico utilizado obter-se-á um tecido com uma tonalidade de base verde, castanha ou preta, que lhe dará um acabamento único.

 

A utilização de plástico reciclado no fabrico dos seus tecidos enquadra-se na iniciativa de design sustentável da Levi’s e pretende incentivar à reciclagem explica James Curleigh, presidente da marca “Desde o início, temos vindo a desenhar os nossos produtos com objetivos e intenção. Ao valorizar os resíduos, esperamos mudar a forma das pessoas pensarem sobre a reciclagem, incentivando-as, fundamentalmente, a praticarem-na mais”.

“Com esta coleção, estamos a fazer a fazer a nossa pequena parte ao pegar nos resíduos e fazer alguma coisa nova a partir deles. Não queremos apenas reduzir o nosso impacto no ambiente, queremos deixá-lo melhor do que o encontrámos. Estamos comprometidos a elaborar produtos de formas que sejam boas para as pessoas e melhores para o nosso planeta”, acrescenta James Curleigh.

Outras iniciativas “amigas do Ambiente” levadas a cabo pela Levi’s nos últimos anos envolveram a educação dos consumidores para a redução do impacto relacionado com a limpeza das roupas e criação de uma coleção, denominada "Water<Less" cujo processo de acabamento poupou até 96% de água.

Fontes: www.multivu.com e www.gizmag.com

Exibições: 375

Responder esta

Respostas a este tópico

Para a Compania de Tecidos Santanense esta tecnologia nao é nenhuma noividade, pois tiramos toneladas de pet do mercado para recilcar e utilizar-lo como ecopoli em nossos tecidos.

Parabens Levis.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço