Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

As estampas étnicas utilizam elementos culturais tribais para seus padrões e coloração. Quer aprender a usá-la? Confira as nossas dicas de estilo!

Considerada como ícone da década de 1970, as estampas étnicas apresentam padronagens inspiradas em culturas diversas — como a asiática, indígena e africana.

Consagrada como um verdadeiro sucesso pelo estilista Yves Saint-Laurent, a estampa é composta por inúmeras formas geométricas e grafismos muito ricos, sendo caracterizada pela utilização de cores extremamente vibrantes ou então de tonalidades bicolores.

Presente em peças inteiriças ou apenas em detalhes de acessórios, as combinações com estamparia étnica são extremamente amplas, atingindo uma diversidade de estilos e pessoas.

Como usar estampas étnicas. Foto:Divulgação

Como usar estampas étnicas. Foto:Divulgação

A tendência das estampas étnicas. Foto:Divulgação

A tendência das estampas étnicas. Foto:Divulgação



Sendo um grande sucesso entre as fashionistas, devido a complementação das criações, assim como a atribuição de uma atmosfera de atitude e contemporaneidade às produções, as estampas étnicas se adéquam a diversos estilos.

Abaixo selecionamos algumas sugestões para auxiliar na elaboração de combinações que envolvam a estamparia étnica! Confira:

Estampa étnica em acessórios



Para mulheres que preferem produções mais básicas, a estamparia étnica presente em detalhes de acessórios (como relógios, calçados, carteiras de mão, colares, brincos, lenços, laços, tiaras, bolsas e cintos) são uma ótima pedida, isso porque, na maioria das vezes, essas peças são combinadas com outras lisas, o que diminui os riscos de combinações erradas ou exageradas.

Estampas étnicas em acessórios. Foto:Divulgação Sapatos com estamparia étnica. Foto:Divulgação Estamparia étnica em cintos. Foto:Divulgação Mochilas e bolsas com estampas étnicas. Foto:Divulgação



O estilo folk complementa de maneira agradável as produções étnicas, portanto, aposte na utilização de calçados com solado de corda, bolsas com franjas e brincos de pena.

Estampa étnica em saias, calças e shorts



Fazendo enorme sucesso entre as mulheres que adoram produções mais delicadas e femininas, as saias com estamparia étnica promovem combinações memoráveis.

Apresentando-se extremamente coloridas — muitas vezes com aplicações de bordados, em modelagens curtas e longas, assim como cinturas baixas e altas — as estampas étnicas ficam muito bem combinadas com camisas e blusas voltadas ao estilo básico.

Calças com estampas étnicas. Foto:Divulgação Estamparia étnica em shorts. Foto:Divulgação Combinações com estampas étnicas. Foto:Divulgação Cores clássicas para combinação com estampas étnicas. Foto:Divulgação



Calças e shorts também são bem-vindos e proporcionam looks mais casuais.

Aposte na utilização de tops em tonalidades presentes na estampa ou, então, o preto e o branco são escolhas certeiras. Para os pés, sandálias rasteiras, sapatilhas, alpargatas ou gladiadoras.

Estampa étnica em blusas, camisetas e camisas



Assim como as saias étnicas, o truque das cores clássicas ou tonalidades presentes na estamparia também é totalmente válido combinações com blusas, camisetas e camisas étnicas, evitando possíveis exageros.

O jeans — presente em bermudas, jaquetas, shorts, macacões, jardineiras, saias e calças — é extremamente recomendado para produções com blusas étnicas devido a sua versatilidade.

Combinações com blusas étnicas. Foto:Divulgação Como usar tops étnicos. Foto:Divulgação Tendência do étnico bicolor. Foto:Divulgação Camisas com estampas étnicas. Foto:Divulgação



A escolha do botton (combinado com a blusa étnica) será definida basicamente pelo estilo que se deseja formar.

Para produções mais formais aposte na combinação com peças em tecidos mais elegantes, além da utilização de salto alto.

Estampa étnica em vestidos



A grande maioria dos vestidos apresentados com grafismos étnicos aparecem extremamente luxuosos, sendo mais indicados para ocasiões mais formais.

Como as cores e as formas geométricas aplicadas chamam atenção, aposte no investimento em acessórios com tonalidades clássicas e neutras, assim como no salto alto.

A tendência dos vestidos étnicos. Foto:Divulgação Vestidos étnicos em produções sofisticadas. Foto:Divulgação Produções casuais com vestidos étnicos. Foto:Divulgação Produções formais com vestidos étnicos. Foto:Divulgação



Para combinações mais casuais e cotidianas, calçados como tênis, sapatilhas e saltos medianos são bem-vindos, sempre em cores que remetam à estampa ou então nos clássicos preto ou branco, proporcionando a criação de produções harmônicas.

Essas são as principais sugestões para a elaboração de uma produção com estamparia étnica, caracterizada pela inserção de elementos culturais tribais, prezando principalmente pelo equilíbrio e harmonia entre as cores utilizadas e evitando combinações exageradas e executadas de maneira errada.

Mariana Paiva Costa


Mariana Paiva Costa, estudante de Design de Moda pela Unipar. Atua como redatora no site e tem como principais interesses: moda, filmes e arte.
Portais da Moda - Dicas de Estilo

http://www.portaisdamoda.com.br/noticiaInt~id~25074~n~como+usar+est...

Exibições: 680

Responder esta

Respostas a este tópico

temos que engolir,isso............para vender....................gastamos fortunas,com estamparia exclusiva, para vender 80 a 200 vestidos com estampas......em geral.....muito pouco.eu lembro, quando  eu trabalhava numa grande marca mineira que produzia muita estampas exclusiva.......era um sucesso......esta marca TRAFFICO Z.eu era modelista desta marca fantástica. que copiava o amigo fiel roberto cavalli.

O estilo folk complementa de maneira agradável as produções étnicas, portanto, aposte na utilização de calçados com solado de corda, bolsas com franjas e brincos de pena.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço