Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Dicas de como fazer especificação de qualidade na confecção

A especificação de qualidade na confecção é uma etapa de grande importância no setor de vestuário. Neste post vamos abordar alguns procedimentos de controle de qualidade que podem auxiliar no desenvolvimento e na produção da peça.

Bem sabemos que muitas peças finais são fabricadas com problemas, pois não é feita a especificação de qualidade como deve ser realizada durante o processo de construção da peça.

Isso muitas vezes ocorre quando a produção é feita fora da empresa e onde a mesma não consegue manter um controle adequado da qualidade, por isso, a especificação de qualidade na confecção é tão importante.

Para se conseguir um nível de excelência no desenvolvimento das peças do vestuário, é preciso saber o que e como medir, ou seja, ter critérios para saber o que é correto ou não na peça final.

Veja, a seguir, exemplos de especificações conforme o livro "Controle de Qualidade na Indústria de Confecção”.

Exemplo 1º:
Uma forma simples de se registrar a Especificação de Qualidade na confecção é fazer uma descrição dos pontos importantes.

Exemplo 2º:
Outra forma simples é a utilização de um esquema de costura (desenho), que facilite a interpretação do que se quer em vez de se usar uma descrição com palavras.

Exemplo 3º:
Uma terceira forma, muito usada para registro da Especificação da Qualidade na confecção, é dispor-se de um formulário padrão, que indique os dados importantes a serem observados, bem como um esquema de costura enriquecido de observações oportunas.

Ao prepararmos a Especificação de Qualidade na confecção, não podemos deixar de registrar e, até mesmo, questionar alguns itens importantes na qualidade da costura. Observe, a seguir, alguns itens que devem ser levados em conta nessa avaliação.

Agora que você já tem alguns exemplos de como fazer a especificação de qualidade na confecção de um produto, que tal rever seus processos e implantar mais essa melhoria? Dessa forma, você garantirá que suas peças sejam produzidas com qualidade. É bem verdade que, além da especificação, um acompanhamento atento da produção auxiliará na conquista de um excelente padrão de qualidade.

 

http://www.audaces.com/br/producao/falando-de-producao/2015/07/24/d...

Exibições: 703

Responder esta

Respostas a este tópico

É sempre ético e de tom registrar a fonte. Não só o nome do livro mas também o autor.

  Infelizmente na reportagem não consta o nome do autor da matéria . Se vc souber pode inserir.

Abraços Romildo.

Edson Machado Lisboa disse:

É sempre ético e de tom registrar a fonte. Não só o nome do livro mas também o autor.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço