Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Antigos prédios da CTI são tombados pelo Condephaat-INDÚSTRIA TÊXTIL: CTI foi uma das maiores do Brasil

Prédios da Companhia passam a ser considerados patrimônio histórico do Estado; lista do Condephaat já tinha outros seis imóveis de Taubaté
Foto: Arquivo/Marcelo Caltabiano

Foto: Arquivo/Marcelo Caltabiano

O Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico e Turístico) aprovou por unanimidade o tombamento dos antigos prédios da CTI (Companhia Taubaté Industrial), localizados na região central de Taubaté.

Os imóveis tombados são os da Praça da CTI (números, 11, 43, 117, 120), da rua Vicente Costa Braga, sem número, e o antigo Edifício Escolar, que fica na Rua Armando Sales de Oliveira, 284.

Após o fechamento da fábrica, os galpões onde funcionava a produção têxtil tiveram várias finalidades.

Atualmente, os prédios sediam a faculdade de Arquitetura da Unitau (Universidade de Taubaté) e setores da administração da Prefeitura.

TOMBAMENTO/ O parecer aprovado pelo conselho levou em consideração critérios históricos e arquitetônicos para assegurar a proteção deste patrimônio industrial paulista.

Entre os aspectos ressaltados estão a exemplaridade dos remanescentes da Companhia, que registra a memória de uma das poucas fábricas de tecidos da região, que ficou muito mais conhecida pela atividade cafeeira.

O estudo foi realizado pela historiadora Deborah Neves, da UPPH (Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico), que ressaltou o pioneirismo da indústria, inovadora no uso de modernas técnicas de gestão empresarial e de pessoas.

Segundo Deborah, ao contrário dos percursos hegemônicos da industrialização no Estado, a CTI nasceu de uma sociedade de cotas. “Esse tipo de gestão não era comum naquela época, pois a maioria das indústrias têxteis nasceu como empresas familiares”, disse a historiadora.

Além disso, os prédios da CTI também possuem particularidades na interferência do espaço urbano. “A forma como a fábrica foi construída, assumindo uma forma radial, quase que em círculo, tinha a ver com a racionalidade da produção da fabrica”, afirmou Deborah.

HISTÓRICO/ O complexo da CTI é o sétimo bem de Taubaté a ser tombado pelo Condephaat.

Integram a lista: Capela de Nossa Senhora do Pilar, Casa Oliveira Costa, Chácara do Visconde, Convento de Santa Clara, Escola Dr. Lopes Chaves e Sede da Fazenda Pasto Grande.

INDÚSTRIA TÊXTIL: CTI foi uma das maiores do Brasil

Fundada em 1891 por Félix Guisard, a Companhia foi pioneira na industrialização do Vale do Paraíba e uma das maiores indústrias têxteis do Brasil até a década de 1970.

Toda a região em que foi construído o complexo era parte da zona rural de Taubaté.

Com o passar dos anos, a cidade foi avançando e alcançado a região da CTI.

http://gazetadetaubate.com.br/antigos-predios-da-cti-sao-tombados-p...

Exibições: 681

Responder esta

Respostas a este tópico

Tem algo a ver com o morim "Ave Maria" que foi famoso?



Detalhe do anúncio do Morim Ave Maria, um dos principais produtos da C.T.I. Acervo MISTAU

Detalhe do anúncio do Morim Ave Maria, um dos principais produtos da C.T.I. Acervo MISTAU


Antonio Silvério Paculdino Ferre disse:

Tem algo a ver com o morim "Ave Maria" que foi famoso?

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço