Uma comitiva de empresários e sindicalistas irá hoje à Brasília para pedir o apoio dos senadores para aprovação da resolução número 72 que propõe mudanças na legislação que dá incentivos para a importação em determinados Estados, como Santa Catarina e Espírito Santo. A iniciativa faz parte de uma série de ações conjuntas de empresários e trabalhadores para combater a entrada de importados no País e a desindustrialização brasileira e que prevê ainda manifestações públicas em várias capitais, a partir do dia 28 de março.
A visita ao Congresso Nacional foi anunciada hoje após almoço do presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, com representantes de centrais sindicais e sindicatos, na sede da Fiesp, na capital paulista. Participaram também representantes de outras entidades empresariais, como Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit) e Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).
Para Skaf, a aprovação da resolução 72 é importante porque vai alterar a cobrança do ICMS da origem para o destino dos itens importados. "Isso vai acabar com os benefícios para o desembarque de produtos importados", afirmou o presidente, referindo-se ao fim da "guerra dos portos" - numa alusão às capitais que dão incentivos fiscais para a importação.
PIB e a indústria
O grupo montou um calendário de manifestações em várias capitais do País, a começar por Florianópolis no dia 28 de março. Em São Paulo, a mobilização está prevista para o dia 4 de abril. A última será em Brasília no dia 10 de maio, data em que a presidente Dilma Rousseff deve participar de evento na Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília. "O governo parece estar desinteressado do tema da desindustrialização. Então, resolvemos botar o bloco na rua", disse o presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva.
O grupo também criticou a valorização do real frente ao dólar norte-americano e as altas taxas de juros no País. Em manifesto divulgado após a reunião, o movimento afirmou que a participação da indústria no Produto Interno Bruto (PIB) vem caindo desde 2008. O porcentual que era de 27% em 1985 caiu para menos de 16% em 2011 e a expectativa é de que, no final deste ano, fique abaixo de 15%. "Quem diz que não há desindustrialização no País está vivendo fora da realidade", disse Skaf. "A perda de competitividade para importados não se deve a deficiência da nossa indústria, mas pelo prejuízo artificial causado pelo câmbio", acrescentou.
O presidente da Central Única dos trabalhadores (Cut) São Paulo, Adi dos Santos Lima, defendeu a adoção de medidas protecionistas para setores industriais mais afetados pela entrada dos importados, como a linha branca. Segundo ele, as indústrias desse setor enfrentam a concorrência de componentes importados que chegam ao Brasil com preços inferiores ao da produção local. "Queremos que o governo nos receba e negocie medidas de adoção de proteção da indústria", afirmou.
Fonte:|http://www.dgabc.com.br/News/5944143/fiesp-e-sindicatos-se-unem-em-...
Tags:
pessoal....e o TEXTIL???????? como ficou????teríamos algum representante da região de Americana??? ou simplesmente foram excluidos?????acho absurdo !!!! falta de companheirismo, de solidariedade!!!!! A UNIÃO SE TRADUZ EM FORÇA!!!!!!OS TEXTEIS SÃO REPRESENTATIVOS!!!!!! OU SERÁ QUE NAO GERAM EMPREGOS???É O 2º MAIOR SEGMENTO DE MAO DE OBRA E OS CAMBAUS!!!!
INTOLERAVEL NEM SEQUER MENCIONAR A CATEGORIA TEXTIL!!!!!!......SKAF, PARA VIR EM AMERICANA PEDIR VOTOS EM SUA CANDIDATURA VC VEIO!!!!!!!!!!!POIS COMO PRESIDENTE DA FIESP , VC NUNCA PODE RETORNAR UM E-MAIL MEU, E NEM SEQUER CONSIGO FALAR COM VC!!!!ALIAS, SABENDO QUE É UMA PESSOA COM MUITOS AFAZERES,ATÉ ENTENDO, POREM VC PODERIA RETORNAR!!!!!!...OU NO MINIMO ALGUM SUBALTERNO!!!!!
SKAF...VC NAO ACEITA SUGESTÕES/CRÍTICAS , QUE SÃO FEITAS NO SENTIDO DE APENAS COLABORAR E PARTICIPAR!!!! DA MESMA FORMA A ABIT!!!!!
QUE RAIO DE COMPROMISSO VCS TEM COM O TEXTIL??? OU SIMPLESMENTE OPTARAM EM IGNORAR-MOS!!!!!!
ADALBERTO - 19 9764 7960
QUOTE:"....Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit) E...."UNQUOTE
Erivaldo....por questão de tempo nao pude ler nenhum jornal....mas tens noticias a respeito desta ""famosa reunião"' ?????
abç/adalberto
Adalberto
O resultado foi o pronunciamento dos políticos, inclusive Sarney, defendendo uma posição do governo no sentido de protejer a industria nacional da desindustrialização e a decisão do MDIC em analisar o pedido de salvaguarda. Como você pode ler abaixo:
MDIC Analisa Pedido Sobre Salvaguarda Para Setor Têxtil
Abraços,
Erivaldo
adalberto oliveira martins filho disse:
Erivaldo....por questão de tempo nao pude ler nenhum jornal....mas tens noticias a respeito desta ""famosa reunião"' ?????
abç/adalberto
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por