De acordo com informações oficiais divulgadas esta semana pela Associação dos Exportadores do Peru (ADEX), o país aumentou seus embarques de têxteis e algodão para o Brasil em 90% durante o primeiro trimestre. A duplicação das vendas de roupas peruanas no mercado brasileiro se deve à qualidade dos insumos e à mão-de-obra peruana.
Desarrollos
Segundo dados do Ministério do Comércio Exterior (Mincetur) peruano, entre janeiro e abril 2018 as exportações de roupas de algodão peruanas para o Brasil totalizaram 15,7 milhões de dólares, um aumento de 90,7% em relação aos resultados obtidos no mesmo período de 2017.
Entre as peças que registraram o maior aumento na demanda estão as blusas femininas, com crescimento de 284%, seguidas pelas camisas pólo, com aumento de 116%, e as camisetas lisas de algodão, que tiveram um aumento de 82%. No total, o país já enviou mais de 14 milhões de peças de vestuário de algodão ao mercado carioca este ano.
As relações comerciais de têxteis e de moda continuam se fortalecendo entre as duas nações que formaram as delegações mais importantes das últimas feiras têxteis e de moda, como a PeruModa e a FIT. Globalmente, as exportações gerais não tradicionais do Peru para o Brasil aumentaram 46% entre janeiro e abril, e devem manter essa tendência durante o resto do ano.