Convênio CNI-ApexBrasil foi renovado no ano passado e vai estimular a participação da indústria brasileira no mundo. Ações previstas para 2025 acontecem presencialmente em pelo menos cinco países.
Uma série de iniciativas para promover os negócios de empresas brasileiras no exterior serão realizadas ao longo deste ano, por meio do convênio de cooperação técnica entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Pelo menos 15 ações - entre encontros de negócios, missões prospectivas, missões comerciais e consultoria - estão previstas para ocorrer até novembro de 2025, distribuídas entre Brasil, Alemanha, Chile, Japão, Espanha, China e México, além dos encontros virtuais.
O convênio atenderá diversos setores como os de alimentos e bebidas, de cosméticos, de metalmecânico e automotivo, entre outros, e as ações são executadas por meio da Rede de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN) junto às federações de indústria brasileiras.
Belo Horizonte (Brasil)
Realizado em 27/03
Os encontros de negócios promovidos pelo convênio reuniram mais de 30 compradores de 15 países em 80 rodadas de conversas, como parte da agenda do Women Entrepreneur Forum (WeForum), da Aliança Empresarial do BRICS (WBA). A iniciativa, articulada pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) por meio da Rede CIN, teve como foco os setores de moda (vestuário, têxtil, calçados e joias), cosméticos, alimentos e bebidas.
Hannnover (Alemanha)
De 30/03 a 04/04
Articulada pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) por meio da Rede CIN, a Missão Empresarial à Hannover Messe levou empresários brasileiros à Feira de Hannover - vitrine internacional mais significativa da tecnologia industrial. A ação teve como público-alvo empresários do setor metalmecânico, indústrias em geral, tecnologia, energia, entre outros.
Santiago (Chile)
Junho
A iniciativa cria oportunidades de negócios para empresas brasileiras dos setores metalmecânico, plástico, borracha, automotivo e de partes e peças, por meio de encontros com compradores internacionais. Além de ampliar a presença no mercado global e acompanhar tendências, a ação prepara as empresas para se adequarem ao novo regime de origem do Chile – que será publicado em breve e permitirá que as empresas declarem a origem de suas mercadorias de forma independente.
As inscrições estarão disponíveis em breve.
Rio de Janeiro (Brasil)
Julho
A iniciativa fortalece empresas brasileiras lideradas por mulheres, com foco nos setores de agroindústria, saúde e tecnologia. Por meio dos encontros de negócios com compradores internacionais, o objetivo é a integração regional para ampliar o acesso a tendências globais, estimular conexões estratégicas e impulsionar a competitividade no mercado internacional.
As inscrições estarão disponíveis em breve.
Salvador-BA (Brasil)
16/06 e 17/06
As rodadas de negócios, com foco nos setores de alimentos e bebidas, cosméticos, bioeconomia e economia circular, serão realizadas estrategicamente durante o evento mais importante entre o Brasil e a Alemanha, voltado ao fortalecimento de uma parceria estratégica. A iniciativa deve reunir cerca de 80 participantes.
Link de inscrição: https://sphinxweb.com.br/cni/v20/fluxo/index/2025__encontro_de_nego...
Osaka (Japão)
De 20/06 a 25/06
Voltada para diversos setores da indústria, a missão levará mais de 100 empresários brasileiros à Expo Osaka 2025, um dos maiores eventos globais de inovação em que vários países apresentam avanços tecnológicos, descobertas e invenções por meio de experiências interativas.
Link de inscrição: https://sphinxweb.com.br/cni/v20/fluxo/index/2025__missao_empresari...
Belém (Brasil)
Agosto
Com previsão de reunir mais de 30 participantes de vários setores industriais da América Latina, como os de bioeconomia amazônica, alimentos e bebidas, o encontro contará com capacitação online, rodadas de negócios presenciais e virtuais e visitas técnicas.
As inscrições estarão disponíveis em breve.
Virtual
De abril a outubro
A iniciativa é focada em empresas brasileiras lideradas por mulheres e será dividida em dois ciclos de reuniões. São esperadas 60 participantes para o encontro, que contará com workshop virtual, consultorias individuais, planos de ação e participação em ação de negócios.
As inscrições estarão disponíveis em breve.
Virtual
Em agosto
Voltado para empresários industriais da América Latina, o encontro deve reunir 30 participantes dos setores de alimentos e bebidas e de cosméticos. Estão previstos encontros de negócios virtuais e capacitação online.
As inscrições estarão disponíveis em breve.
Virtual
Em setembro
Com foco em empresas da América Latina, especialmente da Argentina, Colômbia, Peru, Chile e Paraguai, o encontro online terá reunião preparatória, workshop virtual e encontro de negócios. São esperados pelo menos 30 participantes.
As inscrições estarão disponíveis em breve.
Colônia (Alemanha)
De 04/10 a 08/10
A missão terá seminário preparatório online, circuitos guiados na feira, participação no Brazil Trade Lounge (BTL) e visitas técnicas. O foco da iniciativa é o setor de alimentos e bebidas e a expectativa é levar cerca de 40 empresários brasileiros à Alemanha.
As inscrições estarão disponíveis em breve.
Düsseldorf (Alemanha)
De 08/10 a 15/10
A ação deve levar uma comitiva de mais de 30 empresários brasileiros do setor de plásticos e borracha para a Alemanha. A feira é considerada a maior feira de plásticos do mundo.
As inscrições estarão disponíveis em breve.
Barcelona (Espanha)
De 04/11 a 06/11
Voltada para promoção de negócios com empresários europeus dos setores de mobilidade urbana e cidades inteligentes, a missão deve reunir cerca de 30 participantes.
As inscrições estarão disponíveis em breve.
Shangai (China)
De 05/11 a 10/11
A delegação da missão empresarial terá mais de 30 empresários de diversos setores, que participarão da principal plataforma global voltada à importação e ao comércio internacional. Os executivos terão a oportunidade de fazer negócios com uma das maiores economias do mundo e de acessar conhecimentos estratégicos sobre inovações tecnológicas aplicadas à indústria.
As inscrições estarão disponíveis em breve.
Guanajuato (México)
De 08/11 a 16/11
A missão comercial ao México tem como objetivo identificar oportunidades e promover parcerias entre empresas brasileiras e mexicanas do setor de alimentos. A iniciativa levará 30 empresários para prospectar negócios, acompanhar tendências de mercado e fortalecer a competitividade, ampliando a atuação estratégica das empresas por meio da troca de conhecimento com expositores locais e internacionais.
As inscrições estarão disponíveis em breve.
A ApexBrasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
Para alcançar os objetivos, a agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
Por: Fernanda Louise
Foto: Alberto Monteiro
Da Agência de Notícias da Indústria
https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/internacional/15...
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry.
Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI