Globalmente, número chega a 80%, porém poucos ainda consideram pagar valores mais altos por artigos sustentáveis.
Uma pesquisa sobre a visão do consumidor em relação à sustentabilidade revelou que 89% dos brasileiros se mostram preocupados com o meio ambiente ao adquirir produtos domésticos, desde carros até computadores e tablets. O estudo, que ouviu aproximadamente 19 mil consumidores de países como Brasil, Estados Unidos, Japão, Alemanha, França, Itália, China e Índia, indica, ainda, que, globalmente, apesar de 80% dos consumidores considerarem questões de sustentabilidade nas compras do dia a dia, apenas de 1% a 7% relataram aceitar pagar um preço maior por itens e serviços mais sustentáveis.
O relatório do Boston Consulting Group diagnosticou também que muitos ainda não enxergam plenamente seu papel como consumidores na luta em prol do meio ambiente. Segundo a pesquisa, somente 20% dos respondentes acreditam gerar um impacto comprando produtos “verdes”, enquanto outros 70% se mostram desconfiados de empresas que usam ações sustentáveis para lucrar, se autopromover e conquistar mais clientes, melhorando suas reputações.
O artigo do BCG ressalta, ainda, que, na categoria de produtos para a casa, 60% dos consumidores em todo o mundo todo já adotam comportamentos sustentáveis como reciclagem de produtos, garrafas e embalagens (36%); uso de panos reutilizáveis para limpeza (35%); e compra de produtos de limpeza e higiene recarregáveis (29%). Na categoria de automóveis, por sua vez, 39% dos consumidores estão adotando comportamentos sustentáveis, como evitar dirigir ou dirigir apenas quando necessário (38%), comprar um veículo menor ou mais econômico para reduzir suas emissões (28%), ou pegar carona com outros (14%).
Sobre o Brasil, a pesquisa do BCG mostra que os consumidores, em média, podem ter desenvolvido uma compreensão da necessidade da sustentabilidade acima da média de outros países. Um dos possíveis motivos seria o fato de os brasileiros vivenciarem de perto os impactos da degradação ambiental, como o que ocorre na Amazônia.
“Embora a maioria dos brasileiros entrevistados mencione a preocupação com o meio ambiente, o país tende a ficar para trás na adoção de comportamentos sustentáveis e na compra de produtos e serviços ‘verdes’ na maioria das categorias. Essa é uma questão fortemente ligada aos preços, que muitas vezes são mais altos por conta de matérias-primas específicas, processos de fabricação mais elaborados ou limitação de pontos de vendas com esta oferta”, ressalta Daniel.
Para que as empresas consigam direcionar seus consumidores para produtos e ações mais sustentáveis, o BCG faz três recomendações:
Fonte: Super Hiper
https://sbvc.com.br/89-dos-consumidores-brasileiros-se-preocupam-co...
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI