Encerra amanhã a semana do Minas Trend Preview, destaque dos eventos de moda brasileiros fora do circuito Rio-São Paulo. Esta também tem um caráter mais comercial que as semanas paulistana e carioca, já que os desfiles são acompanhados de estandes de marcas (cerca de 200 este ano), palestras e a entrada é vetada a empresários do setor.
O Minas Trend também se adaptou ao novo calendário da moda nacional, o que criou algumas dificuldades para fornecedores e marcas - segundo o site de notícias da Abit.
O tema do evento desse ano é Analógico ou Digital? Entre os desfiles, as marcas Victor Dzenk, Coven, Printing, Patricia Bonaldi e Alessa.
A cadeia produtiva da indústria têxtil no estado emprega cerca de 200 mil pessoas, segundo o Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem no Estado de Minas Gerais (Sift-MG). A relação de Minas com o setor têxtil e da confecção é bem antiga, uma vez que teares caseiros fixavam a tradição desde o período colonial, ganhando as primeiras fábricas em meados do século XIX. Entre o final deste século e o início do seguinte, grandes tecelagens se estabeleceram na região - a Santanense, por exemplo, é de 1895.
A moda mineira, muito focada em moda festa, tem como uma de suas particularidades a valorização do artesanato local - local é modo de dizer, já que um estado de 590 mil km² tem diversos pólos e comunidades especializados em um tipo de produto ou acabamento, de Jacutinga a Divinópolis. Unir esse imenso know-how ao conhecimento de mercado e tecnologia é o que torna a moda em Minas Gerais ainda mais interessante. Já tem até grife mineira e exportando partindo na contramão do mercado para, quem diria, a China.
Vivian Berto
Fonte:|http://tendere.blogspot.com.br/2013/04/a-forca-da-moda-mineira-mina...
Tendere - Pesquisa de Tendências e Consultoria para Moda, Beleza e Design
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI