Fonte:|ultimosegundo.ig.com.br/brasil|
Agencia Estado
A gravata certa para cada ocasião Por Eleni Trindade São Paulo, 10 (AE) - Peça marcante do vestuário masculino, a gravata é tema de dúvidas para muita gente. Para não errar na escolha, o ideal é buscar estampas discretas e cores neutras.
"De modo geral, a melhor combinação é a gravata lisa ou com desenhos minimalistas com camisa branca", ensina o consultor de moda do Senac, Maurício Lobo.
Os tecidos mais usados são seda pura, seda mista com fios de poliéster, microfibra e jacquard. "A gravata de seda é mais nobre e mais cara, mas pode ir tanto com blazer e traje completo, como com jaquetas", afirma Andreia Miron, professora do curso de Moda da Faculdade Santa Marcelina. Segundo a consultora, o comprimento deve chegar a, no máximo, no início do cinto.
As gravatas mais estreitas têm apelo jovem, mas devem ser usadas com cuidado, diz Maurício. "Elas devem acompanhar ternos com corte moderno e acinturado para tornar o visual harmônico."
Outra dica é escolher o nó de gravata básico que combina com todo tipo de material e estampa. Para não marcar e danificar o tecido, o nó não deve ser muito apertado e deve ser desmanchado quando a gravata for guardada.
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI