Fonte:|revistafatorbrasil.com.br|
Rio de Janeiro – O processo de implantação das normas internacionais de contabilidade (International Financial Reporting Standards - IFRS) trará impacto na apresentação de resultados de empresas brasileiras dos mais diversos segmentos de atuação. Esse é o tema do evento Rumo ao IFRS – Estudo de Casos que a Associação dos Analistas e Profissionais de Investimentos do Mercado de Capitais do Rio de Janeiro (Apimec-Rio) e a Ernst & Young realizam, entre os dias 16 e 21 de setembro, 9h às 12h, no Rio de Janeiro.
O IFRS é um conjunto de pronunciamentos contábeis publicados e revisados pelo International Accounting Standards Board (IASB), e representa um padrão internacional de normas que confere maior transparência e consistência aos balanços societários das organizações.
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) determinou que, até 2010, todas as empresas brasileiras com ações listadas em bolsa deverão divulgar suas demonstrações financeiras consolidadas de acordo com as novas regras, mas como os resultados do exercício anterior devem ser apresentados para fins comparativos, essas empresas já precisariam ter o balanço de 2009 seguindo o novo modelo.
O evento reunirá alguns dos principais especialistas do país nas normas internacionais de contabilidade, que apresentarão casos reais de adoção às novas normas e farão um balanço de como os novos padrões impactarão os diversos segmentos da economia. Serão tratados seis diferentes setores: varejo e bens de consumo, energia, petróleo e gás, concessões públicas, telecomunicações e impostos.
O caminho rumo à harmonização das regras contábeis mundiais tem sido especialmente desafiador para empresas de determinados segmentos, como o de energia, por exemplo.
As concessões públicas, de forma geral, também serão significativamente impactadas, já que pelas novas normas a amortização dos ativos nos resultados passa a ser feita pelo prazo de concessão – alterando a capacidade de geração de lucros e, consequentemente, a distribuição de dividendos.
Já o setor de varejo e bens de consumo será afetado, por exemplo, pela alteração na forma de se determinar o valor de custo dos estoques e de se reconhecer tais estoques no resultado. A mudança traz, ainda, a definição de métodos e critérios para atribuir custos aos estoques.
Além disso, independentemente da área de atuação da empresa, a transição para o IFRS tem impacto sobre toda a organização, incluindo sistemas de informação, controles internos, tesouraria, impostos etc. Tal conversão requer mudanças que envolvem colaboradores, processos internos e sistemas, mas, se devidamente planejada e administrada, poderá resultar no aprimoramento financeiro e de controles das organizações.
Evento: Rumo ao IFRS – Estudo de Casos, em16, 17, 18 e 21 de setembro/09, das 9h às 12h, no Auditório da Apimec-Rio Av. Rio Branco 103/21º andar – Centro - Rio de Janeiro. Inscrições: www.apimecrio.com.br/IFRS ou Telefones (21) 3553-3110 / 21 2509-9596.
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI