Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

A morte anunciada do dinheiro de trabalhadores

Onde anda a nossa justiça trabalhista? Onde anda os nossos sindicatos? As poucas luzes que tenho sobre a justiça Brasileira, me levaram a entender que no caso de fechamento POR QUALQUER MOTIVO de uma companhia, primeiro os seus funcionários devem ser cuidados: Suas férias recebidas ,40% do salario de multa de rescisão trabalhista (se aplicável) e o Decimo Terceiro Salario devem ser pagos, antes que o numerário recebido pela firma venha a liquidar outros passivos.

Na indústria textil parece-me que Juízes de Instancias locais andam acima das Leis Trabalhistas vigentes no país. Por exemplo, me parece que os trabalhadores de Suzano, mesmo depois de vendidas as maquinas, com a anuência de Sindicatos e Juízes Locais, ainda não receberem os seus pagamentos na totalidade. Onde anda a justiça?  Em que tipo de nação vive os trabalhadores? Que podemos fazer como um grupo, como associados da ABTT e sindicatos têxteis para evitar que isso venha a acontecer tambem no Espirito Santo? Não sei.

Agora apontarei outro caso, um morte anunciada, - e o que os senhores sugerem que devemos fazer?

Vamos como sempre, vamos em nosso estilo, dando nome - a maioria dos - aos bois: A FIESA (Fiação do Espirito Santo S.A) se fechou. Eles têm uma divida grande, maior do que seu ativo, mas essa não é a tônica do texto.

De 300 a 500 funcionários já foram demitidos e agora há uma tripulação esqueleto de somente 30 deles. Esses funcionários, além do desespero do desemprego em um Estado desindustrializado, não receberam os seus 40% do salario, referente a aplicação de multa pelo fechamento unilateral da empresa, não receberam suas férias nem tampouco os seus respectivos Decimo Terceiros salários.

Nesse momento os maquinários dessa firma esta sendo negociada nos EUA, pelo Senhor. A. A., membro desse blog, em silencio. EU NÃO CREIO QUE OS FUNCIONARIOS SERAO PAGOS. Geralmente quando uma empresa se encontra nessa situação, faz-se, um Leilão Publico aberto onde todas as partes interessadas possam participar as claras. Mas não nesse caso.

Em Vitoria ha uma Juíza que esta cuidando desse caso (me parece ser uma repetição de Suzano, SP) não esta repassando informações aos trabalhadores. O sindicato Trabalhistas desses coitados eh um tal ESTIVEVEST, cuja Presidente era da família do ex-proprietario. Piada. A justiça trabalhista do ES, não tem uma posição a ser dadaa classe e os operarios se encontram num estado de rovolta muda.

Também havia uma grande Indústria interessada em arrendar essa massa falida ou a falir, porem por algum motivo que a mim não foi dito, ela se retraiu no investimento, talvez porque as dividas sejam assustadoras e ela não quer assumi-la.

Sabe essa juíza que as maquinas da firma esta sendo vendida? Cuida ela de que uma vez vendida elas, serão pagos os funcionários da FIESA?  Ou acabara mais uma vez em Pizza? 

Confesso que NÃO SEI O QUE fazer por essa gente humilde. Dessa vez variosfuncionários, irmãos.:Vereadores (deIbiraçu, ES) recorreram a mim pedindo ajuda e eu não seu o que fazer.

Entao, dessa vez, por favor, peco a voces, em nome da Classe, em nome dos desempregados, em nome dos bons costumes e da justiça que me avisem o que poderíamos fazer para ajudar os irmãos da FIESA, enquanto há tempo. A espera da ajuda de voces.

Cordialmente, SdM.

Exibições: 609

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de Sam de Mattos em 5 novembro 2012 às 10:38

Afonso, so tenho luvor por ti. Pelo menos opinou, leu o artigo e mais do que louvor, empatizo pelo teu predicamento. Nunca fui de mandar "letrinhas". Sou de apontar a chaga. Me refiro aos lideres sindicais e da classe que cuidam de suas agendas pessoais e cagam e andam para o povo do chao de fabrica. Nao eh a toa que o nosso numero encolhe e que os teceloes e fiadores ao descobrirem que fazem mais dinheiro como feirantes e pedreiros, abandonam o setor em bandos.

Comentário de Afonso Celso de Oliveira em 4 novembro 2012 às 21:47

Sam de Mattos,não sou lider,sou vitima de uma situação bem parecida,por isso oriento as pessoas

se reunirem,procurarem organismos internacionais ,ONGS que podem transitar em cortes principalmente nos Estados Unidos que querem que a justiça seja comprida,não por caridade mas terem seus diretos comerciais mantidos.

Volto a dizer é uma pena.

 

 

Comentário de Sam de Mattos em 4 novembro 2012 às 13:00

Afonso Celso: Tipo de ocorrencia muito comum, esta claro. Bem Claro. MAS ESSA OCORRENCIA AINDA NAO ACONTECEU. E o que farao voces? Que medidas tomarao voces, CARTOLAS e LIDERES DE ARAQUE dos Teceloes e Fiadores para EVITAR QUE ISSO ACONTECA? Voces covardes, buscadores de votos, vaselinas, Maitres de Eventos texteis e Exposicoes, voces, falsos lideres, aliados aos donos de fabricas, a vendedores de equipamentos, muristas, Gersistas, lisos e so cuidando de suas agendas pessoais? A voces maricas, sempre por tras dos panos fazendo conchavos com os grandes, quando se engajarao na ajuda dos pequenos, da grande maioria da gente de Chao de Fabrica? Voces so cuidam de suas agendas. Voces sao COVARDES! Se Hitler relocasse essa gente humilde para campos de concentracao, voces, covardes, ou seriam da GESTAPO - entregando os trabalhadores - ou estariam na SS, - relocionado-os para a crematoria ou trabalhos forcados. Estou adquirindo NOJO por voces...

Comentário de Afonso Celso de Oliveira em 2 novembro 2012 às 21:05

Este tipo de ocorrencia é muito comum no Brasil,acho que nos igualamos aos paises da Asia neste tipo de atitude.

Somente um movimentoforte e internacional(junto OMC,OIT e CVM)poderemos reverter.

È uma pena.

Comentário de Fernando Antonio Lima em 2 novembro 2012 às 19:37

Sam, infelizmente sindicatos nunca defenderam os interesses da classe trabalhadora mas sim de seus  "cumpanheiros" dirigentes. A contribuição obrigatória é uma forma de violentar os direitos de quem realmente trabalha. Em Cuiabá temos situação semelhante com a Cottonking onde centenas de trabalhadores já ganharam nem todas as instâncias e não conseguem receber os seus direitos. Atualmente está arrendada mas o dono não deixa de receber seu dinheiro no fim do mês. Não seria o caso da justiça bloquear o pagamento do arrendamento para começar a quitar as dívidas? Aonde anda a justiça?

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço