Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Algodão está no preço mais alto do último século e meio

As inundações na Austrália, o consumo por parte da China e o interesse especulativo dos investidores estão a fazer disparar a cotação do algodão, que negoceia em máximos de 150 anos.

Nos últimos dias, os preços do algodão já alcançaram máximos de 150 anos. Depois de no início do ano o mercado ter transparecido alguma volatilidade, parece já ter ultrapassado essa fase e volta agora à sua tendência maioritariamente ascendente.

Na verdade, o contexto global relevante para esta fibra não sofreu grandes alterações. A oferta, embora robusta, sofreu algumas reduções com o avançar da temporada, com as recentes inundações na Austrália a provocarem estragos nas culturas.

Relativamente ao consumo, não parece haver sinais de abrandamento, com a China a permanecer como principal consumidor e cerca de 92% da produção estimada dos EUA a ter sido já vendida.

Assim sendo, para além do forte consumo, os níveis de preços actuais continuam a justificar-se maioritariamente por interesse especulativo.

 

FONTE: http://economico.sapo.pt/noticias/algodao-esta-no-preco-mais-alto-d...

Exibições: 110

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de Fabrício Leite em 31 janeiro 2011 às 13:47
E isso já está acontecendo...
Comentário de António Manuel Miranda em 31 janeiro 2011 às 13:29

Fabrício,

O problema de um cenário como este, além obviamente do preço, é o risco de degradação da qualidade dos fios, como já aconteceu no passado em cenários semelhantes.

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço