escrito por Fábio Campos Fatalla, engenheiro e diretor da Interface Engenharia Aduaneira
Você já pensou em fazer uma pré análise do brinquedo que irá importar? Esse tipo de procedimento ainda não é levado a sério por boa parte da cultura latina, mas envolve um custo bem menor do que custaria certificar o produto para descobrir se há alguma não conformidade com a legislação vigente.
A pré análise tem sido cada vez mais adotada por empresas que estão desenvolvendo novos produtos no exterior. Afinal, delimitar os riscos de ter comprado um lote grande de mercadorias que não conseguirá vender vale o custo-benefício.
Há alguns meses nos deparamos com um caso prático, muito interessante de ressaltar neste Boletim Informatvo Interface. Um determinado brinquedo apresentou presença de ftalatos acima dos índices permitidos pela norma vigente de segurança, impossibilitando a certificação do produto no Brasil e a consequente venda ao mercado. Nossa equipe conseguiu evitar o embarque dos brinquedos e a compra dos mesmos, evitando prejuízos de ordem econômica e institucional da empresa com o mercado e com a fiscalização.
No caso do fabricante nacional, o pré-teste é importante para garantir o controle de qualidade durante o desenvolvimento do produto. A análise detalhada garante melhorias para atender todas as normas e agradar o consumidor final com um brinquedo durável e de boa qualidade.
Com esse tipo de procedimento, também é possível criar a possibilidade de validação de novos fornecedores. E como fazer isso? Enviando materiais que serão usados na fabricação do brinquedo para análise, com o objetivo de descobrir se há elementos nocivos envolvidos.
Esse tipo de auditoria realizada em próprio benefício - seja para brinquedos ou para outros produtos que exijam certificação e controle de qualidade - gera uma despesa insignificante em relação aos ganhos proporcionados à empresa.
Hoje, a Interface possui laboratório estruturado com os mais modernos equipamentos disponíveis no mercado para atender às necessidades apontadas pelas normas técnicas. Consulte nossa equipe para mais detalhes sobre esse tipo de serviço.
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI