Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano IX

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano IX

Flashes, desfiles, celebridades, jornalistas, looks de street style, fashionistas: estes elementos lhe remetem a algum cenário específico? Se a resposta for não, preste atenção, pois estamos nos referindo às semanas de moda internacionais, as maiores referências que estilistas e marcas brasileiras podem ter sobre as próximas tendências e inspirações.

Atualmente, existem diversas semanas de moda a nível mundial, incluindo São Paulo Fashion Week e Fashion Rio, porém, quando a vertente é a influência, há quatro capitais da moda reconhecidas como as mais importantes do mundo. Chamadas de “The Big Four”, as maiores Fashion Weeks acontecem em: Nova York, Londres, Milão e Paris (respectivamente nesta ordem) em duas edições anuais, sendo a primeira em fevereiro ou março e a segunda em setembro e outubro.

Modelo desfilando

Em suma, o objetivo de uma semana de moda é apresentar as novas coleções das mais renomadas grifes e estilistas existentes no mundo da moda, seja por forma de desfiles, ou até apresentações. Neste sentido, observar e analisar cada desfile das semanas de moda mais influentes se faz indispensável, principalmente aos novos estilistas, para captar novas tendências e, assim, criar coleções de sucesso.

A história por trás das Semanas de Moda

Em 1943, no auge da Segunda Guerra Mundial e, por conta da ocupação nazista, os jornalistas americanos foram proibidos de viajar para a França em busca de inspirações de moda, o que resultou no cancelamento dos desfiles de Paris. Neste momento, Eleonor Lambert, uma publicitária de moda, viu em Nova York uma ótima oportunidade para estilistas americanos mostrarem todo o seu talento. Assim, surgiu a primeira Fashion Week oficial, originalmente chamada de “Press Week” – com tradução literal para “Semana da Imprensa” – na cidade americana.

Desfile antigamente

Semana de Moda de Nova York

Cenário da primeira semana de moda oficial, atualmente o New York Fashion Week é conhecido como Mercedes-Benz Fashion Week – a mesma é a patrocinadora do evento desde 2009 – e ocorre no Lincoln Center for the Performing Arts. Uma curiosidade sobre o evento é que ele pode ser chamado de “The Tents” (As Tendas), pois os desfiles acontecem em tendas, já que o espaço é um parque ao ar livre.

Fachada entrada Mercedes-Benz Fashion Week

A Mercedes-Benz Fashion Week é a primeira semana de moda do calendário e acontece, geralmente, nos meses de fevereiro e setembro. Lá, desfilam nomes importantíssimos como Ralph Lauren, Michael Kors, Diane Von Furstenberg, Carolina Herrera, entre outros.

Para narrar a história da semana de moda de Nova York, em 2012 foi lançado o documentário “The Tents”. Várias coisas mudaram na Fashion Week desde o lançamento do documentário, mas uma coisa é certa, vale – e muito – a pena assisti-lo. Veja o trailer a seguir:

Semana de Moda de Londres

Modelos desfilando em fileira

Organizada pelo Conselho Britânico de Moda (BFC), a primeira London Fashion Week aconteceu no ano de 1984 e, atualmente, é realizada logo após a de Nova York. Em toda a sua programação, além dos desfiles, são realizados shows, exposições e eventos com os maiores nomes da indústria da moda britânica, como Marchesa, Burberry, Paul Smith e Charlotte Olympia. Em 2012, Londres adicionou o segmento masculino a sua semana de moda.

Semana de Moda de Milão

Modelos desfilando em fila

PRADA SPRING/SUMMER 2017

Extremamente influenciadora na moda, a Milan Fashion Week teve sua primeira edição em 1958, organizada pela Camera Nazionale della Moda Italiana, referência mundial por valorizar e promover o estilo italiano. Nesta semana de moda, encontram-se várias das mais famosas e luxuosas grifes de moda, como Dolce & Gabbana, Gucci, Versace, Prada e diversas outras que ditam tendências e comportamento de consumo por todo o mundo.

Semana de Moda de Paris

Modelos desfilando em fileira

CHANEL – SPRING/SUMMER 2017

Mesmo sendo a última a acontecer, a Paris Fashion Week é considerada a maior, mais brilhante e elegante de todas. Organizada pela Federação de Moda Francesa (French Fashion Federation), a semana de moda de Paris foi fundada em 1973 e apresenta os maiores estilistas e marcas da atualidade, como Chanel, Givenchy, Louis Vuitton, Hermès, Dior, Alexander McQueen, Nina Ricci, Yves Saint Laurent, Miu Miu e Christian Dior.

Que tal começar a analisar os desfiles das semanas de moda internacionais agora mesmo? A Mercedes-Benz Fashion Week aconteceu do dia 09 a 16 de fevereiro, a London Fashion Week do dia 17 até 21/02, a Milan Fashion Week acontece do dia 22 ao dia 28 de fevereiro e a excitante Paris Fashion Week, do dia 28 de fevereiro ao dia 08 de março.

http://lunelli.com.br/blog/as-4-semanas-de-moda-mais-famosas-do-mundo/

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 36

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano IX para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano IX

© 2017   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço