Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Brasileiro poderá carregar cartão pré-pago com várias moedas

SÃO PAULO – O aumento da tributação de compras realizadas com cartão de crédito no exterior movimentou o mercado de cartões pré-pagos no Brasil. A última novidade, anunciada nesta sexta-feira (15), foi o lançamento por parte do Banco Rendimento de um plástico pré-pago internacional que pode ser recarregado em mais de uma moeda.

O produto estará disponível a partir do segundo semestre deste ano e permitirá que o turista recarregue o cartão em até oito das principais moedas de destino internacional, sendo elas dólar americano, euro, libra  esterlina, peso argentino, dólar canadense, dólar australiano, dólar neozelandês e franco suíço. “Projetamos um crescimento de 30% de emissões de cartões pré-pagos internacional com o novo produto”, afirmou o diretor de Planejamento do Banco Rendimento, Alexandre Fialho.

Com o cartão, o usuário poderá realizar conversões de uma moeda para outra. É possível converter o saldo disponível em euro para dólar, sem a necessidade de recorrer a um operador de câmbio, tendo apenas um computador. Lá fora, ao pagar uma conta, o ponto de venda irá identificar a moeda do país e, quando não houver saldo nela, o débito será feito automaticamente em outro. O usuário ainda pode bloquear o saldo da moeda que não deseja usar.

Mais tributos

O governo elevou de 2,38% para 6,38% a alíquota do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) incidente sobre as compras de cartão de crédito feitas no exterior. A medida estimulou a competição no mercado de cartões pré-pagos usados lá fora, já que a alíquota de imposto neste cartão é de apenas 0,38%.

Desde 2003, somente o Visa TravelMoney era comercializado no Brasil. Neste ano, porém, a MasterCard e a American Express lançaram seus cartões pré-pagos internacionais.

Com ele, o turista pode planejar melhor sua viagem, já que pode ir carregando o cartão de acordo com sua situação financeira e aproveitando as melhores cotações da moeda que deseja comprar. O cartão permite saques em moeda local e pagamento de compras no exterior. Em caso de perda ou roubo, ele é reposto e, na volta ao Brasil, é possível guardar o crédito para a próxima viagem ou resgatar o saldo.

 

 

Exibições: 37

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2025   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço