Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Brasileiros são os que menos abtêm retorno dos Impostos

BRASILEIROS SÃO OS QUE MENOS OBTÊM RETORNO DOS IMPOSTOS

Reinaldo Luiz Lunelli - 28.08.2013

Em uma lista feita com 30 países e que considera os que proporcionalmente mais arrecadam impostos, o Brasil amarga a última posição no retorno efetivo (serviços públicos).

Muitos brasileiros ainda não se deram conta de que pagamos impostos em tudo que consumimos, desde um simples cafezinho na padaria até os bens de consumo de expressivo valor. Mas isto não é exclusividade do nosso povo - no mundo inteiro os governos arrecadam parte de toda a riqueza gerada a fim de manter os serviços básicos que estão sob sua responsabilidade, como educação, saúde e segurança, por exemplo.

A diferença do Brasil para os demais países está na forma como este recurso é utilizado. A pesquisa realizou o confronto entre a carga tributária e o IDH – Índice de Desenvolvimento Humano que considera a expectativa de vida, educação e renda da população. O melhor resultado seria um maior indicador significando que grande parte dos impostos, efetivamente volta como benefícios à população. A outra parcela serve para manter a máquina governamental funcionando, incluindo gastos com os salários e verbas parlamentares.

Com carga tributária girando em torno de 25% do PIB e altíssimo índice de desenvolvimento, Austrália, Estados Unidos e Coreia do Sul são os países que mais devolvem o que cobram. O Brasil ficou bem atrás de vizinhos como Uruguai e Argentina, por exemplo.

Em um país de mensalões, cuecas recheadas e malas de dinheiro que circulam na bagagem da impunidade, não poderia esperar um resultado diferente - o Brasil é dentre todos os pesquisados, o que menos devolve recursos para a população. E aonde vai parar este dinheiro?

É claro que o Ministério da Fazenda contesta o resultado alegando que o indicador não capta as alterações estruturais de cada país. Besteira! Já passou da hora de abrir os olhos e ver que no Brasil todos os recursos são muito mal aproveitados, desde os recursos humanos até os financeiros arrecadados livremente pelas esferas do governo.

O orçamento brasileiro é engessado por despesas com funcionalismo (nem sempre eficiente), juros da dívida que se arrastam ao longo dos anos e uma previdência falida, além de investimentos mal conduzidos (como as obras da Copa, Olimpíadas e outros elefantes brancos arcados pelos contribuintes), e generosos benefícios fiscais a grandes corporações mundiais (como a FIFA).

Em média, 35% da riqueza produzida no Brasil saem do seu bolso e vão parar nas mãos do governo que você mesmo elegeu para administrar de maneira eficaz estes recursos.

O país arrecada muito com tributos, mas ocupa apenas a 84ª posição no ranking de desenvolvimento. Será que algum dia teremos transporte público de qualidade, hospitais com atendimento digno, segurança para nós e nossos filhos e escolas públicas com qualidade superior?

Infelizmente enquanto a urna não for bem utilizada e não cobrarmos a contraprestação dos governos; continuaremos pagando caro por nossos erros e omissões.

Exibições: 174

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço