Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Camisas de flanela trazem os anos 90 de volta às lojas

Fonte:|dn.sapo.pt/cartaz/moda|


Há poucos 'outfits' tão indicadores de um estilo como as camisas de flanela. Kurt Cobain popularizou-as no início da década de 90 e o mundo seguiu-lhe o conselho. Quase vinte anos depois, a história repete-se.

No contexto da cultura popular, a importação para o presente de diversas tendências tem-se dado com um intervalo de vinte anos. Tempo suficiente para que os estudantes de então ascendam a cargos directivos e a nostalgia comece a regular o calendário. Quem não se recorda do primeiro amor, da professora de português do nono ano, do baile de finalistas ou do exame de código?

Tudo isto para explicar que os anos 90 voltaram a estar na moda e um dos principais símbolos da época, a camisa de flanela, também. Marcas como a Levi's, H&M, Pepe Jeans, Billabong ou Quicksilver apostaram neste outfit bem quentinho para a colecção Outono/Inverno. E se em Londres, este tipo de camisa já é indispensável antes de sair à rua, o resto da Europa começa a assimilar esta tendência. Portugal incluído.

O grande responsável pela génese desta moda foi uma figura...antimodas. Nada mais, nada menos que Kurt Cobain, o líder dos Nirvana, que, encontrado sem vida a 5 de Abril de 1994. A sua morte enterrou todo um fenómeno: o grunge, que começou no underground de Seattle antes de contaminar o mundo. A camisa de flanela formava uma espécie de espinha dorsal da imagem de marca juntamente com jeans rasgadas e ténis All Star.

O padrão era e continua a ser quase sempre axadrezado mas não é exclusivo dos fãs da música que então brotou da cidade americana. Também surfistas, skaters e adeptos de outros desportos radicais adoptaram um visual similar, tal o alcance do fenómeno.

Porque usavam Cobain e outros filiados em Seattle aquelas que eram chamadas na gíria por camisas "à lenhador"? Pela razão mais simples que possa haver. Seattle é uma cidade fria - gélida no Inverno - e chuvosa. De resto, o clima agreste era uma das razões invocadas frequentemente para haver um movimento tão grande e importante de músicos que nascia em contraponto com o coração de Seattle, um grande centro financeiro, comercial, industrial e turístico. Ou seja, negócios e muitos números.

Hoje, quase vinte anos depois de os Nirvana terem gravado o primeiro disco, a camisa de flanela axadrezada volta a definir comportamentos, mesmo que o conceito de "tribo" esteja diluído. Mesmo que não sejam os que então as vestiram a reproduzir a imagem da época, o regresso dos anos 90 está cada vez mais próximo e a camisa de flanela é "apenas" um dos alertas mais volumosos desta tendência. E é vê-las em variados formatos, simples ou em casaco, a preços mais ou menos acessíveis, conforme as marcas, mas definitivamente à espreita nas montrastrendy.

Exibições: 305

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço