Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Caras ricos ficam pobres quando não fazem mais o que tem que ser feito.

José Luiz Tejon Megido

Life Balance

Tem uma frase genial que diz: “loucura é fazer sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”. E tem outro onde digo “loucura em dobro é parar de fazer as mesmas coisas que te trouxeram sucesso e esperar que os resultados continuem acontecendo”.

Muita gente fica rica e muda. E não muda para melhor. Muda para pior. Um exemplo? Trabalhava intensamente, amava o que fazia e era o exemplo em si mesmo. Cresceu e em 10 anos reuniu uma fortuna considerável. Agora não quer mais trabalhar, repete frases extraídas dos modismos da “qualidade de vida”, do “work & life balance”, e das ilusões de que outros irão trabalhar com o mesmo engajamento e propósito que ele fazia, na construção da obra.

Equipes, estruturas, missão, visão e valores, sistemas e métricas, planos de trabalho, tudo isso vai fazer parte da passagem da liderança. Aliás, a maior missão de um líder é tornar-se desnecessário. Mas essa arte exige muito mais trabalho do que na época de pegar na máquina, ir pro chão da fábrica, descarregar o caminhão pra dar exemplo e girar pelo país e pelo mundo conquistando contratos de vendas.

Agora vai exigir um trabalho gigantesco, uma pedagogia dialógica. Um esforço íntimo de um super humano. Vejo fortunas que foram reunidas em poucos anos, pela força de um foco concentrado no trabalho com agregação de valor, ficarem dependentes das circunstâncias, da sorte na crise, e das reclamações dos governos, nas incertezas prevalecentes e inexoráveis da história humana na terra.

Mudar é fundamental. Transformar é vital. Mas tem coisas na vida que não se muda. O fazer o que tem que ser feito, em níveis mais elevados ou não, sempre vai exigir um extremo foco, uma luta íntima da atenção versus a desatenção. E representará sempre um poderoso amor ao trabalho. Parou de trabalhar, acabou. Nada sem trabalho se sustenta no ar, na terra ou no mar!

http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/cabeca-de-lider/2015/04/08/...

Exibições: 78

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço