Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Copom mantém perspectiva de estabilidade do preço da gasolina para este ano

 Copom mantém perspectiva de estabilidade do preço da gasolina para este ano

Por InfoMoney

SÃO PAULO – O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central, em sua ata da última reunião, divulgada nesta quinta-feira (6), manteve a projeção de não variação dos preços da gasolina para este ano. Em outras palavras, o Comitê continua projetando variação nula no combustível em 2012, como já havia sido previsto na reunião de julho.

A projeção para a estabilidade no preço do gás de botijão em 2012 também foi mantida, repetindo a estimativa da reunião anterior, com variação de 0%.

Com relação às tarifas de telefonia fixa o percentual projetado foi mantido em -1,0%. Para as tarifas de eletricidade a projeção de julho foi mantida na alta 1,4%.

 

Preços administrados

Assim como ocorreu com a as tarifas de telefonia fixa, o Copom manteve a projeção de reajuste para o conjunto de preços administrados para o acumulado de 2012, de 3,6%.

A previsão de reajustes do conjunto dos preços administrados por contrato e monitorados para o acumulado de 2013, também foi mantida em 4,5%.

A projeção considera, entre outros fatores, componentes sazonais, variações cambiais, inflação de preços livres e inflação medida pelo IGP (Índice Geral de Preços).

Copom

O Copom foi criado em junho de 1996, com o objetivo de estabelecer as diretrizes da política monetária e de definir a taxa básica de juro. Até o final de 2005, as reuniões do colegiado aconteciam com frequência mensal, mas, a partir de 2006, passaram a ocorrer aproximadamente a cada 45 dias, totalizando oito reuniões ao ano.

O modelo adotado no Brasil é similar ao do Federal Reserve, o banco central norte-americano, que tem no FOMC (Federal Open Market Committee) a centralização das decisões de política monetária, trazendo mais transparência ao processo decisório.

De acordo com o Banco Central, os objetivos do Copom são "implementar a política monetária, definir a meta da taxa Selic e seu eventual viés, e analisar o Relatório de Inflação". Vale lembrar que a taxa de juro fixada na reunião do colegiado é a meta para a Selic, que vigora no período até a próxima reunião do comitê.

Exibições: 39

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço