Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Crédito e fusões continuam elevando concentração do varejo

Fonte:|valor online|

SÃO PAULO - A expansão do crédito e a consolidação do varejo continuam elevando a concentração do setor no país. Estudo da Serasa Experien mostra que o índice de concentração atingiu em 0,931 em uma escala que varia de 0 a 1, sendo que 1 significa concentração total.

Esse é o maior patamar já verificado desde 2003, quando que o tema passou a ser analisado pela empresa. Em 2007 o indicador estava abaixo de 0,915.

A curva de concentração é ascendente desde então e a explicação para isso estaria na maior capacidade de grandes empresas e redes de oferecer crédito e condições de parcelamento, em comparação com os pequenos varejistas, sobretudo no setor de Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios, segundo grupo de maior concentração no Brasil.

A categoria Móveis e Eletroeletrônicos ocupa a primeira posição desde 2003 em termos de concentração. Em terceira colocação no ranking aparece Supermercados e Hipermercados, grupo que até 2006 ocupava a segunda posição, mas onde se verificou, desde então, aumento da atuação de pequenas e médias lojas para atender o aumento da demanda gerada pela alta da massa salarial.

Mesmo assim, a Serasa ressalva que a concentração nesse setor ainda está aumentando, sobretudo com as fusões e aquisições, inclusive entre lojas de varejo com atacado.

Crédito e fusões também explicam o aumento da concentração no grupo Material de Construção, que ocupa a quarta posição do estudo. No setor de veículos, o menos concentrado dos cinco setores analisados, a trajetória é contrária aos demais segmentos, com desconcentração ao longo do tempo. Com a oferta de crédito mais disseminada, continua havendo espaço para lojas e concessionárias de vários tamanhos no país.

O estudo da Serasa Experian levou em conta informações de 9.800 empresas comerciais, que somaram faturamento líquido de R$ 268,9 bilhões em 2008.

(Valor Online)

Exibições: 58

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço