O salário nem sempre é o fator que mais determina a retenção de funcionários na empresa. Para evitar a perda de talentos, as companhias se empenham em entender os níveis de satisfação dos colaboradores e imprimem diversas medidas para mantê-los. Dentre elas, estão fatores como gestão e liderança eficientes, aplicação de desafios estimulantes, ambiente de trabalho saudável e equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, como parte de nove medidas listadas neste texto.
Segundo matéria publicada no site Pequenas Empresas & Grandes Negócios, especialistas dizem que a rotatividade de colaboradores é normal em uma empresa. Porém, quando ela é muito frequente ou quando há uma debandada geral, esta movimentação acende um sinal de alerta de que deve estar acontecendo algo errado e que é hora de aplicar medidas capazes de reter os funcionários.
“O turnover é uma parte inevitável da dinâmica do mercado de trabalho e pode ser influenciado por vários fatores, incluindo mudanças pessoais dos funcionários, oportunidades de carreira, condições econômicas e práticas de gestão da organização”, afirma Luciene Magalhães, sócia-líder de Capital Humano da KPMG no Brasil.
Segundo ela, promover o engajamento dos funcionários com a empresa é um dos caminhos mais importante para retê-los. O estudo “What Is Employee Engagement and How Do You Improve It?” (O que é engajamento dos funcionários e como melhorá-lo?), da Gallup, empresa global de consultoria e pesquisa, mostra que a maneira como a corporação trata os colaboradores e a forma como eles tratam uns aos outros são elementos que podem afetar positivamente a organização ou colocá-la em risco.
Infelizmente, o engajamento não é algo tão simples a ser alcançado. É consenso que colaboradores engajados produzem melhores resultados em todos os setores e em diferentes tamanhos de empresa, o que deriva em reter funcionários. No entanto, segundo a Gallup, apenas 23% dos colaboradores em todo o mundo e 33% nos Estados Unidos se enquadram na categoria “engajados”. Entre outras coisas, isso revela que a ligação com a empresa é suscetível a rompimentos por quaisquer motivos – o que pode afetar o turnover.
Muitos fatores podem levar um colaborador a deixar a empresa. Em geral, eles estão relacionados à insatisfação. “Falta de clareza nas descrições de cargos, gerando expectativas às vezes equivocadas no funcionário; ambiente de trabalho hostil ou inseguro; remuneração e benefícios não competitivos e liderança ineficaz ou problemas de relacionamento do funcionário com o líder são alguns deles”, afirma David Kallás, sócio da consultoria KC&D.
Para reter funcionários por mais tempo no negócio, deve-se adotar diversas estratégias paralelas. O objetivo é que os colaboradores se sintam bem naquele ambiente, valorizados e comprometidos com o propósito da companhia. Kallás cita algumas das ações que as empresas vêm adotando para manter os seus talentos. Grande parte delas não está ligada ao salário e tem como base, principalmente, a comunicação e a transparência. Veja abaixo nove comportamentos e ações importantes.
Especialistas recomendam ainda que, para aferir os indicadores de satisfação dos funcionários, uma medida eficaz é criar canais de comunicação para saber como eles se sentem no ambiente corporativo. Todas estas ações visam reduzir a rotatividade na empresa e proporcionar a retenção dos bons funcionários, por meio de iniciativas que os deixem felizes, engajados e satisfeitos.
https://sejarelevante.fdc.org.br/retencao-de-talentos/?utm_source=D...
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry.
Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI