Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Design e artesanato: Renato Imbroisi

Está em cartaz no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque do Ibirapuera, a exposição Ibirá-Flora. Consiste em uma homenagem ao aniversário da cidade de São Paulo e retrata, em 1800 metros de tecido artesanal, a flora de um dos maiores orgulhos paulistanos - a do próprio Parque. Quem está por trás do projeto (que pode ser visto no Pavilhão até julho, junto com um vídeo que explica o processo de produção do tecido) é o designer e tecelão Renato Imbroisi.

Assim como em todos os projetos de Imbroisi, o trabalho de Ibirá é feito em associação a comunidades - esse caso, a do bairro de Muquém, na cidade de Carvalhos, Minas Gerais. O que o designer faz, em conjunto com associações como o Sebrae, é rodar o Brasil em busca de técnicas de artesanato locais e auxiliar comunidades a aproveitar essas técnicas de modo comercial e ao mesmo tempo sustentável. Imbroisi já foi parar até em Moçambique e São Tomé e Príncipe, com projetos parecidos.

O artesanato é uma das formas de representação cultural mais significavas no Brasil, e uma oportunidade de geração de renda e inclusive de exportação e afirmação da eterna busca por uma "identidade brasileira" no design. Ao contrário do processo industrial, ele não valoriza apenas o produto final, mas também o processo e a origem. 

Segundo o próprio Renato, em entrevista ao site do A Casa (Museu do Objeto Brasileiro), a grande dificuldade de tornar o artesanato rentável e que gere empregos é passar para comunidades e associações locais conhecimento para que elas próprias possam lidar com gestão (desde problemas de logística até atender a demanda). É aí que os processos de incentivo devem entrar para que o estímulo ao artesanato não  fique só na filantropia. Imbroisi também aponta, em bate-papo do Seminário de Economia Criativa do Senac, a  importância (e a falta) de antropólogos que possam fazer a ponte entre a cultura local e o que projetos e empreendedores podem exigir dela. 

Vivian Berto

tendere.blogspot.com.br

Exibições: 138

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço