Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Dow Jones cai 5,75% e tem sua pior semana desde março de 2009

Dow Jones cai 5,75% e tem sua pior semana desde março de 2009

Por InfoMoney

SÃO PAULO – O movimento instável visto nesta sexta-feira (5) não mudou a trajetória negativa dos principais índices acionários de Wall Street, que tiveram a pior semana do ano. O Dow Jones acumulou perdas de 5,75% entre os dias 1 e 5 de agosto, sua maior queda desde março de 2009. Já o Nasdaq e o S&P 500 recuaram 8,13% e 7,19%, respectivamente, sendo duas piores semanas desde novembro de 2008.

Nesta sexta, o Nasdaq Composite fechou em baixa de 0,94% a 2.532 pontos, enquanto o S&P 500 encerrou o pregão em leve desvalorização de 0,06% atingindo 1.199 pontos. Por outro lado, o Dow Jones apresentou alta de 0,54%, chegando a 11.445 pontos.

Volatilidade deu o tom do dia

Os investidores se mostraram receosos com os sinais negativos das economias pelo mundo e a possibilidade de uma recessão global, diante do questionamento sobre a capacidade de retomada da economia norte-americana, além da degradação da situação fiscal na Zona do Euro, com a crise europeia se espalhando para economias maiores, como Espanha e Itália.

Contudo, alguns sinais positivos emitidos pela Europa, como compra de títulos de dívida de Portugal e Irlanda anunciada pelo BCE (Banco Central Europeu), a aprovação de medidas para diminuir o orçamento italiano, trouxeram ânimo aos investidores na parte da tarde, somado ainda aos números melhores que o esperado do Relatório de Emprego norte-americano de julho. Contudo, a volatilidade prevaleceu e os índices acionários terminaram o dia com sinais opostos.

Pouco antes do fechamento do pregão, o Federal Reserve divulgou o Consumer Credit, que revelou avanço ajustado sazonalmente de US$ 15,5 bilhões no montante de crédito concedido ao consumidor norte-americano na passagem entre maio e junho. O resultado veio melhor do que indicavam as projeções, que esperavam avanço de US$ 5 bilhões na base de crédito destinada ao consumidor dos EUA no período.

Bancos são destaques de perdas

O Bank of America Merril Lynch registrou queda de 7,59%, após o comunicado de que o Wells Fargo cortou a recomendação do banco de outperform (acima da média do mercado) para market perform (expectativa de desempenho em linha com o mercado).

Acompanhando o desempenho negativo, o Citigroup 3,97%, o Wells Fargo (+2,10%) e o JPMorgan (-0,61%) também fecharam no vermelho.

Resultados trimestrais

Entre a divulgação de resultados corporativos nos EUA, a Procter & Gamble (+1,88%) sobiu após anunciar resultados melhores que o esperado. O corte de custos e o aumento dos preços foram apontados como os principais fatores que colaboraram para mitigar o impacto negativo do aumento dos preços dos materiais no período.

Já a Priceline (+9,20%) liderou os ganhos pelo S&P 500 depois de reportar um lucro maior que as expectativas, devido ao aumento da participação no mercado externo. Além disso, pelo menos duas corretoras aumentaram as recomendações para a empresa.

Confira o desempenho dos principais índices acionários de Wall Street:

% Var Dia

Pontos

%Var 30D

%Var Ano

Dow Jones

+0,54

11.445

-9,36

-1,15

S&P 500

-0,06

1.199

-10,44

-4,63

Nasdaq

-0,94

2.532

-10,64

-4,54

 

Exibições: 29

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço