Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Não, espirituoso não é engraçado, Significa licor com álcool. E vem do "espírito" que os monges queriam introduzir nas bebidas, para prolongar a vida.

Vamos lá.
Não é provável que os egípcios, persas e gregos da Antiguidade conhecessem o processo de destilação e de maceração de plantas e frutas: eles conheciam a fermentação do vinho e da cerveja.

A destilação começou a ser praticada no começo da Idade Média, pelos árabes no Extremo-Oriente. Tanto assim que álcool, alambique e alquimia são termos árabes. E álcool provém de “khôl” que é um produto cuja origem é curiosa. Eles diluiam um “misterioso pó preto” e ferviam o líquido. Depois, deixavam o vapor condensar-se para, em seguida, solidificar-se. Obtinham, assim, o khôl, com o qual as mulheres dos haréns faziam sombra para os olhos. E ao colocarem o pronome antes, formaram a palavra: al khöl”.

(Até hoje a Lancôme vende um produto chamado “crayon Khöl”).

Bom, adiante: nessa Idade Média, as três classes sociais eram o Clero (a primeira), a Nobreza e o Povo. null em bela ilustração acima.

E o clero atuou em todos os campos da atividade política e social (e pessoal) dos seus contemporâneos. Inclusive, que é o que nos interessa aqui, na produção de vinhos, cervejas, “eau-de-vies” e licores.

Foi no silêncio dos monastérios, ou nas experiências dos laboratórios improvisados, que os monges, com a participação de "alquimistas", procuraram obstinadamente soluções medicinais que prolongassem a vida. Como colocar espírito nas bebidas para que elas transmitissem vigor, alegria e energia vital.

Mas só por volta do século XIV, na França, eles começaram a macerar plantas e frutas para fabricar os primeiros licores. Só quatro séculos depois, no entanto, com a chegada à Europa do açúcar de cana, vindo das Antilhas, é que os produtores de licor definiram a fórmula – no mais das vezes secreta – com a qual produzem, até hoje, os emblemáticos digestivos que são servidos mundo afora.

Essas bebidas “espirituosas” devem ser apreciadas em pequenas quantidades junto com o café ou após a refeição.

Existem dois processos para a fabricação de licores de qualidade:
Destilação - as frutas, ervas e outros ingredientes são macerados em álcool e a mistura então é destilada. Este processo é mais usado para especiarias voláteis (hortelã, laranja, tomilho);
Infusão – é o processo de adição de frutas e outras especiarias ao álcool, cujo produto é filtrado e, depois, adocicado.

Os licores mais conhecidos são:

AMARETTO (24-28% de álcool)
Licor com sabor de amêndoas, produzido originalmente na Itália com caroços de abricó (um tipo de damasco). Conta-se que foi feito pela primeira vez em Saronno, em 1525.

TIA MARIA (30% OU MAIS)
Tradicional licor de café, à base de rum aromatizado com especiarias típicas da Jamaica, onde é produzido.

COINTREAU null
É a marca de triple-sec mais famosa do mundo, feito pela respeitada firma francesa do mesmo nome. O triple-sec é um licor incolor de curaçau, um licor produzido com a casca de pequenas laranjas verdes originárias da ilha de Curaçau, nas antigas Antilhas Holandesas. A casa Cointreau é a pioneira no mundo na produção de curaçau, hoje uma especialidade também entre os holandeses.

CHARTREUSE
O licor Chartreuse verde é produzido pelos monges cartuxos, perto de Grenoble, na França desde 1764. Chmado de "liqueur de santé" (licor da saúde), quase teve a sua fórmula destruída pela Revolução Francesa. Mas ela foi salva, ainda uma vez, por um monge.

O licor é composto por álcool, açúcar e 130 plantas -- dentre elas, diz-se, erva-cidreira, canela e açafrão. Não contém nenhum produto químico e é o único licor verde no mundo, de cor natural.

QUARENTA E TRÊS (34%)
Quarenta e três ingredientes entram na composição desse licor espanhol, patenteado. Feito à base de brandy. Bastante doce, apresenta um ligeiro sabor de baunilha.

DRAMBUIE (40%)
O mais antigo e famoso licor de uísque. Segundo consta, a fórmula pertencia ao belo príncipe Charles, da Inglaterra, que a presenteou aos atuais produtores em agradecimento por serviços prestados. É produzido com “highland malt whisky! E mel de urze.

GRAN MARNIER (45/40%)
Licor de laranja à base de conhaque feito pela firma francesa do mesmo nome. As laranjas são do tipo curaçau, maceradas no conhaque.

BEIRÃO
É um licor típico de Portugal. A sua produção teve início no século XIX, na vila da Lousã, com base em diversas plantas - entre as quais o eucalipto, a canela, o alecrim e a alfazema - e sementes aromáticas, submetidas a um processo de dupla destilação. O produto assim obtido apresenta uma tonalidade de topázio transparente, de sabor doce.

Bebe-se licor em pequenos cálices, em temperatura ambiente ou, hoje cada vez mais, em copos curtos com gelo.

Fonte:|jblog.com.br/reinaldo|

Exibições: 187

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço