Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Estratégia de Napoleão:

Todos sabem o quanto Napoleão Bonaparte era inteligente e como administrava bem as suas batalhas e conquistas.
O interessante era a forma que ele classificava os seus soldados, o que nos traz uma lição atualizada sobre a realidade nas organizações hoje, identificando os potencias dos seus colaboradores.

Napoleão classificava seus soldados em 4 tipos:
1º - O INTELIGENTE COM INICIATIVA: o soldado inteligente com iniciativa era aquele que ele colocava no comando geral, os seus generais, pois tinham inteligência e virtudes que eram necessárias para um líder.Esse soldado era inteligente, aceitava mudanças, era carismático, liderava com ponderação, era positivo, planejava, organizava e controlava seus resultados com maestria, trabalhava de forma pró-ativa, enxergando na frente dificuldades que poderiam existir e pensando nas soluções das mesmas , com menor custo e melhor resultado, nunca entrava num campo de batalha para perder, e sempre tinha o positivismo como seu aliado, travava as bata;hás como se elas pertencessem a ele próprio, absorvendo ao máximo os valores imputados pela sua organização.

2º - O INTELIGENTE SEM INICIATIVA: o soldado inteligente sem iniciativa era aquele que ele colocava no comando de pequenas unidades, seus tenentes, sargentos, cabos, etc., pois precisavam ser comandados, afinal não tinham iniciativa, mas assimilavam as ordens e as cumpriam perfeitamente, mas tinham que ser orientados e cobrados com Constancia, e tinham as características necessárias, similares a dos generais para comandar seus grupos.
Eram soldados excelentes, mas não tinham luz própria, precisavam da luz dos outros para sobreviverem.

3º- O BURRO SEM INICIATIVA: o soldado burro sem iniciativa era aquele que Napoleão colocava na infantaria, na frente de batalha, para enfrentar o inimigo e dar sua vida se necessário. Era um bom soldado, pois absorvia o que era ordenado, porem tinha que ser mandado o tempo todo, tinha medo de tomar a iniciativa e de se arriscar perante o grupo, era neutro, nulo , não questionava nem debatia sobre qualquer assunto, aceitava mudanças por ser a nova ordem e simplesmente por isso, tinha os valores que lhe colocavam e dançava conforme a música e pronto. Esse soldado cumpria sua função, mas só servia para isso.

4º - O BURRO COM INICIATIVA: esse era o soldado que Napoleão quando o identificava eliminava, pois não existe nada mais perigoso do que um BURRO COM INICIATIVA em uma organização!!!!!
Esse soldado faz tudo pelo que ele ACHA que é certo, e achar custa caro, somente aplica os valores que ele acha que é certo, não aceita mudanças, apenas as que ele acha que é bom para ele, e não para sua organização, é acomodado e geralmente do contra, porque ele acha que só ele sabe o que é bom.Realmente o burro com iniciativa é muito perigoso, é dissimulado, não respeita sua equipe, pois ele enxerga somente o seu umbigo, pois ele acha que tem de ser assim, não aceita novas formas de processo, pois ele acha que sempre fez assim e não deve mudar, afinal é mais cômodo!


Então, você se identificou ou identifica alguém de sua equipe com estas características, ou você ACHA que não é bem assim!!!!
Reflita, melhore constantemente, seja um INTELIGENTE COM INICIATIVA, e serás imprescindível na tua organização!!!!
Uma ótima semana a todos e muito sucesso!

Exibições: 996

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de Sam de Mattos em 4 fevereiro 2011 às 12:37

Na diretriz Napoleônica de numero QUATRO, salvo poucos e honrosas exceções, estão enquadrados os nossos representante em Brasília. Eles são a REFLEXAO DE NOS COMO UM POVO. Não posso, nunca, concordar esta sua determinante napoleônica de numero QUATRO, pois sou contra o GENOCIDIO em geral, de qualquer etnia, em qualquer circunstancia e ESPECIALMENTE DO POVO QUE EU AMO! SdM

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço