Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Estudo inédito mostra oportunidades para a moda no Oriente Médio

Fonte|administradores.com.br|

Aproveitando o momento de crescimento e aprimoramento da moda brasileira e a busca de novos mercados compradores, a Apex-Brasil acaba de lançar estudo inédito sobre oportunidades do Complexo Moda – que envolve calçados, jóias, confecções e cosméticos – no Oriente Médio. O documento, com mais de 4 mil páginas, traz informações importantes como comportamento, padrão de consumo, percepção da moda feita no Brasil, oportunidades, posicionamento, parceiros comerciais e canais logísticos.

De acordo com o estudo, a demanda crescente do público jovem nos países do Oriente Médio tem impulsionado as vendas de produtos mais sofisticados e menos conservadores. Isto pode ser observado no consumo de bijuterias finas, jeans e calçados para festas. Na área de cosméticos, os óleos árabes, as fragrâncias e as maquiagens são bastante procurados pelos jovens. Os homens, em especial, têm aumentado a presença nas compras de produtos relacionados à moda. Assim, as empresas que visam tal público-alvo devem estar atentas para esta faixa etária.

O documento indica que a promoção comercial deve se centrar em uma ou duas mídias de alto custo/padrão , como outdoors e/ou comerciais de TV, apoiados por métodos de baixo custo, porém eficazes, como a comunicação digital e a divulgação informal “boca a boca”. Os consumidores são muito influenciados pela opinião de familiares e amigos na compra de produtos, portanto, a informalidade na divulgação pode ser mais eficiente.

No setor de calçados, o estudo destaca que os maiores compradores na região são: Dubai (Emirados Árabes Unidos), Riad (Arábia Saudita) e Beirute (Líbano). Nestes mercados, há potencial principalmente para produtos masculinos e infantis, que estão em fase de evolução em conjunto ao amadurecimento da infraestrutura do varejo regional. A demanda de calçados masculinos é impulsionada pelo público jovem. O mercado infantil, pouco desenvolvido, possui grandes oportunidades já que os concorrentes mais fortes do setor na região ainda não destacam atuação neste nicho.

Já para o vestuário, observa-se consumo ele vado nos países pesquisados. O Líbano e a Jordânia são os países que possuem menores restrições às vestimentas. Desta forma, deve-se ter foco principalmente em jeans. Há grande consumo de tecidos finos e roupas similares às tradicionais nos mercados mais conservadores. Jeans, saias e similares, roupas íntimas, blusas, meias e lenços são os produtos mais visados nos países da região.

Para as empresas brasileiras de cosméticos, as fragrâncias é o carro-chefe. Os produtos infantis ganham espaço no mercado regional, principalmente aqueles para os cuidados especiais, como as pomadas.

Os maiores consumidores de jóias no Oriente Médio, segundo o estudo, são os Emirados Árabes Unidos, a Arábia Saudita e o Kuait. Uma boa estratégia para entrada na região é o foco nas bijuterias finas, uma tendência entre o público jovem. O consumidor do Oriente Médio prefere jóias bastante marcantes. Materiais, design, estilo e cores são fortem ente considerados no momento da compra. Pedras preciosas e diamantes são os mais demandados.

Exibições: 61

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço