Num mercado que valoriza cada vez mais a ética, os estilistas da Dolce & Gabbana são condenados por sonegação de impostos.
Campanha primevera/verão 2013 da Dolce & Gabbana. |
Apontados como os bilionários da indústria da moda devido ao aumento do consumo dos produtos de luxo por novos mercados, os designers à frente da Dolce & Gabbana foram condenados, na semana passada, à prisão. O motivo: sonegação de impostos e formação de um paraíso fiscal em Luxemburgo. Domenico Dolce e Stefano Gabbana vão recorrer e aguardam em liberdade.
O Brasil teve, há alguns anos, um episódio parecido no caso da megabutique Daslu. Em 2005, Eliana Tranchesi e seu irmão, Antonio Carlos Piva de Albuquerque, foram presos ao por causa do esquema de sonegação de imposto de mercadorias importadas, revelado pela operação Narciso, da Polícia Federal. À época, Tranchesi pôs a culpa nas importadoras. Em janeiro de 2013, a joalheria Bulgari, parte do grupo LVMH, passou por acusação parecida.
Exemplos não faltam de "mau comportamento" na indústria da moda, da sonegação de impostos ao tratamento péssimo com a mão-de-obra, neste grandes varejistas de fast-fashion à frente, mas não as únicos.
Desrespeito a direitos trabalhistas, descumprimento de leis, sonegação fiscal: exemplos a não se seguir, em tempos em que ética (que anda de mãos dadas com a sustentabilidade) é imprescindível para a imagem de uma empresa.
Vivian Berto
leia o post no blog.
Tendere - Pesquisa de Tendências e Consultoria em Moda, Beleza e Design
Comentar
De acordo com Aline. Dependemos sempre e em todas relações de exemplos dos superiores. Em 6 meses de governo Janio Quadros, até cartas e telegramas que nunca chegavam, passaram a ser entregues com rapidez de invejar os EE.UU. daquela época.
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI