Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Gartner: mais de 30% do aumento na demanda por APIs virá de IA e LLMs

Segundo consultoria, até 2026 cerca de 80% dos fornecedores de software terão capacidades de GenAI incorporadas em aplicações empresariais.

APIs, conectividade, gartnerImagem: IBM

Até 2026, mais de 30% do aumento na demanda por APIs (Interfaces de Programação de Aplicativos) virá de inteligência artificial (IA) e ferramentas que usam modelos de linguagem (LLMs). É o que indica o Gartner em relatório divulgado essa semana.

Segundo Adrian Lee, vice-presidente e analista do Gartner, o aumento drástico do número de fornecedores de tecnologia adotando IA generativa (GenAI) traz “repercussões generalizadas”, o que inclui demanda elevada por APIs para habilitar suas próprias soluções. Mas, segundo ele, para que esses fornecedores ajudem os clientes a avançarem nas jornadas de IA os fabricantes “terão que se mover mais rápido do que nunca para atender à demanda”.

Uma pesquisa do Gartner com 459 fornecedores de serviços de tecnologia (TSPs) feite entre outubro e dezembro de 2023 mostrou que 83% relataram que já implantaram ou estão fazendo pilotos de GenAI em suas empresas. “Os clientes empresariais devem determinar as formas ideais de adicionar a GenAI às ofertas, como usando APIsde terceiros ou opções de código aberto”, diz.

Essa abordagem, segundo o analista, permite uma conexão natural entre os clientes empresariais e necessidades de soluções habilitadas por inteligência artificial generativa.

O Gartner prevê que até 2026, mais de 80% dos fornecedores de software independentes terão capacidades de GenAI incorporadas em suas aplicações empresariais, aumento de 5% comparado ao número atual.

https://itforum.com.br/noticias/gartner-30-demanda-apis-ia-llms/

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 15

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço