Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Guerra cambial não terminou, diz Mantega ao ‘Financial Times’

Governo pode tomar novas medidas para conter valorização do real.
Entre as opções estão intervenções nos mercados futuros e de derivativos.

O Brasil está preparando uma série de medidas adicionais para conter a alta do real frente ao dólar, afirmou o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Em entrevista ao jornal ‘Financial Times’, ele avaliou que a guerra cambial não dá sinais de estar chegando ao fim.

“Sempre temos medidas a tomar”, disse ele segundo a publicação. De acordo com o FT, Mantega afirmou que o G20, grupo das 20 maiores economias do mundo, ainda está longe de chegar a um acordo sobre diretrizes para lidar com o câmbio, apontando que há disputas entre países como os Estados Unidos e a China.

“O governo continuará adotando medidas para conter a sobrevalorização.Tomamos medidas sobre o depósito compulsório e podemos tomar medidas sobre os futuros e os derivativos”, disse em Londres. Mantega também disse não haver bolhas nos mercados de crédito e capitais no país, apesar da robusta expansão da economia.

Para Mantega, o movimento de valorização do real está ligado à estratégia monetária registrada nos países desenvolvidos. “O QE2 (sigla em inglês para desaperto quantitativo) acabou, mas ainda existe expansão monetária”, afirmou.

O ministro reforçou que o câmbio é uma preocupação para o governo ao responder sobre a necessidade de novas altas dos juros para conter a economia. "Estamos planejando medidas o tempo todo, mas não posso antecipar", disse, sobre a possibilidade de nova ação no câmbio.

 

FONTE: PORTAL G1

Exibições: 44

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço