Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Indústria Fica Mais Otimista, mas Demite em Abril

A expectativa dos empresários industriais quanto ao futuro da economia começou a melhorar em abril, com a desvalorização do câmbio, mantida desde então, e a persistente redução dos juros. Mas o cenário para a indústria ainda é muito complicado, entendem os especialistas da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em abril, a indústria de transformação aumentou seu faturamento em 0,2% ante março, com ajuste sazonal, mas tanto horas trabalhadas quanto emprego registraram quedas de 0,6% cada, na mesma comparação. O uso capacidade instalada também caiu: de 81,5% em março para 81% em abril.

Segundo Renato da Fonseca, gerente-executivo da CNI, a lógica por detrás das dificuldades da indústria neste segundo trimestre é simples. "Para poder surfar nesses estímulos que o governo dá ao consumo, é preciso ter um produto melhor que o importado. Para isso é preciso inovar, mas, para inovar, é preciso fazer investimentos de alto risco. Com o cenário atual, não só o industrial tem dificuldade para fazer essa decisão como os bancos ficam reticentes em emprestar para essa modalidade de investimento", disse Fonseca, ontem, durante a divulgação dos dados referentes a abril.

Em abril, uma mesma cadeia produtiva seguiu caminhos totalmente opostos. De acordo com dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a indústria têxtil registrou o pior desempenho dentre todos os 19 setores da indústria de transformação no quesito horas trabalhadas - em abril, as horas trabalhadas na indústria têxtil foram 8,5% menores que no mesmo mês de 2011. Por outro lado, a ponta dessa cadeia produtiva - os fabricantes de vestuário - registraram o melhor resultado entre os pesquisados pela CNI: um avanço de 1,2% nas horas trabalhadas na comparação entre abril deste ano e abril do ano passado.

"Os estoques ainda estão indesejados na indústria, de modo geral, e as horas trabalhadas só aumentaram em quatro setores em abril, justamente aqueles em que os estoques ficaram um pouco menores", afirmou Marcelo de Ávila, economista da CNI. Em abril, apenas os setores de vestuário, produtos químicos, máquinas e equipamentos elétricos e alimentos e bebidas registraram avanço nas horas trabalhadas em relação a igual do ano anterior. (JV)

Exibições: 188

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de Sam de Mattos em 8 junho 2012 às 11:33

Bmm afinal a Dona INDUSTRIA tera mais facilidades em educar seus filhos, em encher a dispensa da casa, viajar um pouco mais. ajudar aquele parente pobre que so vive dando cabecada, o pobre  sogro que gasta horrores em dinheiro... Bem Pelo menos Dona Industria da Silva esta otimista. Fuck it. SdM

Comentário de Sam de Mattos em 8 junho 2012 às 11:29

A INDUSTRIA FICA OTIMISTA E FACEIRA. E nos tristes... SdM

Comentário de EDISON BITTENCOURT em 8 junho 2012 às 11:11

Isto posto,  a indústria   está mais otimista mas os   trabalhadores tem razões para  ficar mais  pessimistas  pois eles  são  os  demitidos. Inovação não implica necessariamente  em  investimento  de alto  risco, inclui também investimento de baixo e médio  risco. O pessoal do CNI deveria colocar-se  a  par  dos estudos  feitos  para o governo  pelo CGEE-ABDI, com participação mais destacada, do lado técnico, pelo CETIQ, e incluindo   empresários (  no sentido mais  amplo  da palavra), Centros e  Universidades  , e  a sociedade. em função de  acontecimentos  recentes, lamentáveis,  o  CNI não é o órgão  do governo que estabelece metas  de inovação- salvo melhor juízo. Inovação não se  faz  com intervenção truculenta em centros  de excelência . Mudabnça d e direção entende-se. Demissão  injustificada de professores  e  técnicos   NÃO!

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço