Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Investimentos certos são a melhor forma de se proteger de inflação alta

Investimentos certos são a melhor forma de se proteger de inflação alta

Por InfoMoney

SÃO PAULO - A ata do Copom (Comitê de Política Monetária), divulgada nesta quinta-feira (28), revelou que o Banco Central espera uma inflação fora da meta para 2012. A projeção considera um cenário onde haverá mais uma alta na taxa básica de juro deste ano e o dólar ficará estável.

A notícia não é boa para os brasileiros. "A perda do poder de compra dos brasileiros é a primeira coisa que acontece quando a inflação sobe, porque a renda não cresce no mesmo ritmo. Além disso, para conter a inflação o governo aumenta os juros, o que encarece o crédito e todos os serviços também ficam mais caros", diz o economista e professor da Brazilian Business School, Ricardo Torres.

No entanto, ele afirma que dá para o consumidor se defender desse aumento, se tornando um bom investidor. "Como temos a informação com antecedência, o ideal é investir em títulos, CDI ou fundos DI ou investir em títulos do tesouro direto com taxas pós-fixadas atreladas à inflação".

Estratégia

Torres afirma que essa é a melhor estratégia no curto prazo, uma vez que esses investimentos rendem o mesmo que a inflação, ou seja, eles conseguem manter o poder de compra do investidor.

"Tanto o DI quanto as taxas pós-fixadas lastreadas em IPCA ou Selic terão a correção diária relativa ao momento exato em que a inflação ocorre. Já os investimentos pré-fixados podem trazer uma discrepância de valores e levar o consumidor a perder o poder de compra no final do período", explica.

O economista diz ainda acreditar que o governo já não conseguirá manter a inflação na meta neste ano. "Eles disseram que devem estourar a meta em 2012. Mas eu acredito que, mesmo com as medidas adotadas, eles não conseguirão manter a inflação na meta, que é de 6,5%, nem este ano. Acho que ela ficará acima desse percentual ao final de 2011".

 

Exibições: 48

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço